14/09/2025  07h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
10/08/2005 - 14h08
Sou da Paz
Bruno Simon Ribeiro
 

Hoje estive lendo a respeito do referendo popular que vai decidir sobre a legalidade ou não da venda de armas no Brasil. E fiquei boquiaberto!

De cara, antes de entrar no assunto propriamente dito, deparei-me com a incrível informação de que ele será obrigatório. Como assim!? Referendo obrigatório? Aliás, o quê, exatamente, é um referendo?

Referendo: direito de se pronunciar sobre certos assuntos de grande interesse nacional ou local que, em alguns países, assiste os cidadãos; voto, plebiscito.

Estou enganado ou a definição acima fala em direito que assiste os cidadãos? É, mas parece que, por aqui, esse é um direito obrigatório! É por essas e outras que eu penso que democracia é uma merda, assim como todos os outros regimes existentes. Democracia, assim como ela é aplicada no mundo de hoje, é apenas uma forma branda de ditadura.

Voltando ao tema do referendo, na minha opinião, não passa de uma besteira. Por acaso, alguém acha que, proibindo a venda de armas, vamos diminuir a violência no país? Alguém minimamente inteligente imagina que isso vá dificultar o "trabalho" dos bandidos e que tais? Eu tenho certeza que não. Esse referendo não passa da mais pura demagogia; uma ação de merchandising do governo; Populismo reloaded.

Todos sabemos o que vai acontecer: o povo vai cair nesse papinho furado, vai decidir pela ilegalidade da venda de armas e sair por aí achando que cumpriu seu dever cívico de forma exemplar, cantando aos quatro ventos a maravilha de se viver em uma nação democrática e, com o "poder" do voto, contribuir para a diminuição das mazelas sociais que assolam o país. Balela! Enquanto isso, pessoas continuarão a perecer sob chuvas metálicas, e as elites continuarão a observar à distância, com aquele ar blasé de quem assiste a tudo do andar de cima, reprovando cinicamente.

Pelo amor de Deus! Alguém acha que bandido que é bandido, mesmo, compra arma em loja, apresentando CIC e RG para registrar o "brinquedo"? Que diferença esse referendo pode fazer? É proibido cheirar coca, fumar maconha, injetar heroína, fumar crack e etc. E o quê isso adianta? Eu, sinceramente, só vejo prejuízos. O poderio do crime organizado só aumenta, enquanto que o cidadão que resolve usar uma coisinha ou outra, de vez em quando, ou mesmo o viciado, (leia-se doente!) corre o risco de ser preso a qualquer momento! Mas, com certeza, essa situação está boa para alguém, concordam? Se estivesse ruim para todo mundo, não seria assim. Acho que vocês sabem bem do que estou falando... E pensar que tudo isso começou com aquele movimento que tem como símbolo duas mãos entrelaçadas, simbolizando uma borboletinha ou uma pombinha ou sei lá o quê!

Bom, já que sou obrigado a votar, pelo menos vou votar a favor da venda legal de armas. Eu sei que não vai adiantar, e que o voto não significa que eu tenha alguma voz ou poder de decisão, apesar de quererem me fazer acreditar nisso. Mas, pelo menos, eu vou lá na maquininha, aperto a tecla que corresponde à legalização e me retiro do local de votação bem rápido, antes que algum "boca de urna" tente me entregar um bottom do Movimento Sou da Paz. Minha vontade mesmo era de mandar Tomar no C*! Bem que podia ter uma teclinha VTC, né? Isso sim seria um gesto democrático!


Nota do Editor: Bruno Simon Ribeiro é jornalista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.