06/07/2025  11h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
10/06/2020 - 06h31
Filtro solar dentro de casa, sim
 
 

O uso de o filtro solar fica mais evidente no verão, época em que a maioria das pessoas já se conscientizou da necessidade de aplicá-lo nas regiões mais expostas: rosto, pescoço, mãos e braços. Com esse novo cenário, o enfrentamento do Coranavírus (Covid-19) e o alívio das temperaturas com a aproximação do inverno (início dia 20 de junho) é preciso chamar a atenção para a proteção solar em tempos de confinamento, no qual a recomendação é a famosa #fiqueemcasa.

A dermatologista Luciana V. Munia explica que mesmo estando dentro de casa sua pele está sujeita às agressões das luzes artificiais. “Luz visível e todo tipo de luz que conseguimos enxergar a olho nu: lâmpadas artificiais, telas de aparelhos eletrônicos como celular tablets, computadores e televisão podem penetrar profundamente na pele ocasionando manchas e envelhecimento precoce”, enfatiza a especialista.

Incluir o uso do filtro em sua rotina diária de beleza pode garantir uma pele mais saudável e bonita por anos. A dermatologista Luciana orienta que o protetor solar com cor é a melhor opção. “O mercado disponibiliza uma série de produtos para manter a pele protegida e o que não falta é opção. Contra a luz visível o mais indicado é o protetor solar com cor, devido a barreira física que os pigmentos contidos na sua fórmula proporcionam”, explica.

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) chegou à conclusão que o efeito prejudicial da luz visível, que corresponde a 45% da energia solar que alcança o corpo, é multiplicado devido à associação com os raios UVA.

Para manter a pele protegida em tempos de quarentena deve-se passar filtro solar, com proteção mínima, FPS 30 em todas as áreas do corpo que ficam expostas. Quem tem pele clara, que sofre com vermelhidão ao se expor ao sol, geralmente pessoas com cabelos e olhos claros, deve usar protetores solares com proteção mais alta, FPS 50. “Independente do tom de pele, o protetor solar não deve ser dispensado e quanto mais clara for a cor, maior deve ser a proteção”, recomenta a dermatologista.

Luciana finaliza dizendo que é “importante a reaplicação do protetor, pois podemos remover este com roupas, mãos, suor e água”.

Dicas para protegera pele da radiação UVA, UVB e também da luz visível:

- Passe o protetor solar em todas as áreas expostas: rosto, pescoço, mãos e braços

- Dê preferência ao protetor solar com cor

- Opte por protetor com FPS 30, no mínimo, ou por FPS 50, se sua pele for mais sensível

- Em locais fechados, passe o protetor pela manhã e reaplique próximo ao horário do almoço

- Lembre-se: em casa você está exposto à luzes artificiais, portanto, é necessário usar protetor.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.