24/09/2020  02h29
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
26/07/2020 - 07h55
Saiba como limpar sua caixa d’água
 
 
Limpeza deve ser feita a cada seis meses, seguindo as recomendações da vigilância sanitária

A água é um recurso natural essencial no dia a dia de todos. Nas residências, ela é utilizada para cozinhar, lavar a louça, higiene pessoal, entre outras atividades. No entanto, grande parte da população esquece da caixa d’água, que além de necessitar de limpeza periódica para garantir a qualidade da água, muitas vezes, por ter aberturas, são convidativas para mosquitos.

Segundo Camilla Irion, gerente da Porto Faz (www.portosegurofaz.com.br), e-commerce de serviços da Porto Seguro, a limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses. “Caso ultrapasse esse período, a caixa começa a gerar lodo, entre outras impurezas que podem resultar na contaminação da água, tornando-a imprópria para o consumo e desencadeando doenças”, alerta.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento de 488% nos casos de dengue em 2019 quando comparado com 2018. Já neste ano, houve um registro de mais de 525 mil casos prováveis de dengue e 181 mortes em decorrência da doença só nas 14 primeiras semanas. “Sabemos que as caixas d’águas, quando não cuidadas, são um dos principais focos do mosquito da dengue, por conter água parada. Mantê-la limpa e fechada é muito importante para que não ocorra a proliferação do mosquito”, orienta.

O recomendado é que a limpeza seja realizada por profissionais especializados, mas pode ser executada de forma mais simples pelos moradores, dependendo das condições da caixa. Camilla Irion traz cinco passos básicos para a higienização:

1. O processo de higienização começa dois dias antes, com o fechamento do registro, para que os moradores possam consumir a água que está na caixa, deixando apenas uma pequena quantidade para iniciar a limpeza.

2. Para retirar o resto de água e o possível lodo existente, pode-se utilizar um balde no lugar da bomba de sucção utilizada pelos profissionais. É importante a utilização de luvas para que não tenha contato direto com as substâncias.

3. Depois, passe um pano com água sanitária ou cloro no interior da caixa para tirar as impurezas.

4. Quando secar, abra os registros para encher a caixa novamente e coloque um litro de água sanitária para cada mil litros de água.

5. Espere duas horas após o processo de limpeza. Feito isso, abra as torneiras e chuveiros, cerca de um minuto, para tirar a água que está contaminada nas tubulações, e assim receber a água limpa.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
20/09/2020 - 07h20 Retomada de atividade física requer cuidados
19/09/2020 - 06h32 Quando é culpa da tireoide?
18/09/2020 - 07h08 Ajuda profissional não pode ser tabu
17/09/2020 - 06h25 Povo brasileiro é o mais ansioso do mundo
14/09/2020 - 07h16 Melasma não é somente uma doença de pele
13/09/2020 - 07h17 Nem tudo é Alzheimer!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.