24/09/2020  02h13
· Guia 2020     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
03/08/2020 - 07h38
Como saber se tenho bruxismo?
 
 
Dor na mandíbula e cabeça ao acordar são sintomas comuns

Depois de uma noite de sono as pessoas que têm bruxismo percebem dor nos músculos da mandíbula ou dores fortes na cabeça. Muitas vezes, isso se dá pelo fato de ranger ou apertar muito os dentes. Em casos mais avançados, podem deixar os dentes doloridos ou amolecidos, e bem desgastados.

A cirurgiã dentista Ianara Pinho (www.ianarapinho.odo.br) explica que o bruxismo pode comprometer os tecidos que dão sustentação aos dentes e desgastar a estrutura dentária em si, deixando os dentes sensíveis e desgastados.

O profissional de odontologia tem a capacidade de fazer um diagnóstico preciso para determinar se o bruxismo pode estar gerando dores faciais. “Também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, o que chamamos de disfunção articulação têmporo-mandibular (ATM)”, salienta.

Diante da avaliação do caso, a especialista explica que é possível determinar as melhores formas para controlar o problema e que sejam o mais adequadas para cada paciente, entre elas, normalmente são três os mais indicados. “As crianças com essa condição devem ser acompanhadas pelo Odontopediatra e, em alguns casos, tem indicação de uso de uma placa acrílica para evitar maiores danos aos dentes.

Para os adultos, protetores dentários também podem ajudar a proteger os dentes e a articulação contra o desgaste”, acrescenta Ianara.

Tratamentos importantes

• Dispositivo para dormir: feito sob medida pelo dentista e ajustado aos seus dentes, o dispositivo encaixa-se geralmente sobre os dentes superiores e os protege do atrito com os dentes inferiores. Apesar de o dispositivo ser uma boa maneira para lidar com bruxismo, ele não é uma cura.

• Formas de relaxamento: a tensão cotidiana parece ser uma das causas principais do bruxismo, e não importa o que seja que reduza a tensão, pode contribuir - ouvir música, ler um livro, fazer um passeio ou tomar um banho banho. Procurar alguma terapia auxilia no aprendizado de meios eficazes de controlar situações estressantes. Adicionalmente, se aplicar uma compressa morna nas têmporas, poderá ajudar a relaxar os músculos doloridos devido à pressão exercida.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
20/09/2020 - 07h20 Retomada de atividade física requer cuidados
19/09/2020 - 06h32 Quando é culpa da tireoide?
18/09/2020 - 07h08 Ajuda profissional não pode ser tabu
17/09/2020 - 06h25 Povo brasileiro é o mais ansioso do mundo
14/09/2020 - 07h16 Melasma não é somente uma doença de pele
13/09/2020 - 07h17 Nem tudo é Alzheimer!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2020, UbaWeb. Direitos Reservados.