19/04/2024  19h58
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Marcelo Sguassábia
17/08/2020 - 06h18
Da série paranoias pandêmicas - 2
 
 
Como ficam os retratos falados??????

Se antes os assaltantes e assemelhados usavam máscaras para não serem reconhecidos, agora usam também para não serem contaminados. Faz sentido, ladrão também é gente e preza pelo próprio bem-estar.

Ocorre que o fato de usarem máscaras os confundem com milhares de outros indivíduos de biotipo semelhante, e que ganham a vida honestamente. Como todos os bípedes do planeta andam saracoteando por aí com a cara encoberta nos últimos meses, o reconhecimento é missão impossível.

O dilema se estenderá, sem dúvida, às Secretarias de Segurança Pública - que, dentre outras atribuições, emitem os RGs. Com todos usando máscaras, as fotos dos documentos de identidade por questão de coerência também devem ter o cidadão mascarado, já que é assim que ele anda pelas ruas e desta forma deverá ser identificado. A situação chega a ser paradoxal: para cometer com “segurança” um delito, o meliante deverá tirar a máscara e mostrar o rosto, a fim de não ser reconhecido!!!!! Alguém já parou pra pensar nisso?

Ficamos exponencialmente mais vulneráveis. Tampouco é válido o argumento de “situação transitória” para o uso da máscara, já que o bicho parece ter vindo de mala e cuia, para ficar uma boa temporada.

Legítima representante da categoria, a Associação Nacional dos Autores de Retratos Falados teme, por motivos óbvios, um desemprego galopante dos associados. Sinais característicos da boca, do nariz e do queixo deixam de denunciar a provável identidade da pessoa. Restariam apenas os olhos e o cabelo como identificadores, e consequentemente os retratos falados perderiam muito de sua efetividade como instrumento de investigação.

Aí surge outra questão: as máscaras igualam a todos, milhões de indivíduos usam máscaras semelhantes na cor e no formato. Como resolver isso?

E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE RECONHECIMENTO FACIAL?

A Federação Brasileira dos Desenvolvedores de Softwares de Reconhecimento Facial - FBDSRF (eles bem que tentaram, sem sucesso, criar uma sigla mais sonora), já assume como natimortos os programas desenvolvidos até o momento, e que nem bem adentravam ao mercado quando eclodiu a pandemia.

Alguns programadores mais otimistas, entretanto, alegam que bastam pequenos ajustes nos parâmetros de reconhecimento. Critérios como a distância do elástico esquerdo da máscara ao nariz do usuário ou a estrutura molecular do tecido. Nesta última hipótese, temos também dois importantes limitadores da eficácia: a identificação exige que a máscara seja sempre a mesma e que a estrutura do pano não se altere, independente do número de lavagens a que for submetido.

Um cientista ucraniano, de renome mundial, sugeriu a possibilidade de um código de barras estampado no tecido, porém as sucessivas lavagens em água sanitária e sabão tendem a borrar o código e torná-lo ilegível pelos sensores. O impasse prossegue, sem perspectiva de solução a curto prazo.

Esta é uma obra de ficção.


Nota do Editor: Marcelo Pirajá Sguassábia é redator publicitário em Campinas (SP), beatlemaníaco empedernido e adora livros e filmes que tratem sobre viagens no tempo. É colaborador do jornal O Municipio, de São João da Boa Vista, e tem coluna em diversas revistas eletrônicas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "MARCELO SGUASSáBIA"Índice da coluna "Marcelo Sguassábia"
21/12/2022 - 06h09 Previsões para amanhã
25/10/2022 - 05h52 Duña, uma fotobiografia
18/10/2022 - 05h45 Hardy, a hiena, vai anular o voto
03/10/2022 - 06h05 Nostraduña
20/09/2022 - 06h24 Aperfeiçoamentos enxadrísticos
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.