30/04/2024  03h26
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
07/09/2020 - 06h37
Escolas, reabrir ou não?
Dirceu Cardoso Gonçalves
 

Agora, que já temos a Covid-19 em curva descendente - embora não nos níveis que desejamos - colocam-se à mesa as discussões sobre a reabertura das escolas, que já estão fechadas há seis meses. O Estado de São Paulo autorizou a volta às aulas na próxima terça-feira, dia 8 cercada de medidas como o uso de máscara, distanciamento pessoal, não aglomeração e outras. Mas prefeitos, com Bruno Covas, da capital e os de outras cidades, não autorizam a medida, temerosos de que ainda não seja o momento e isso possa provocar nova alta na contaminação pelo coronavírus. A Unesco - órgão das Nações Unidas para educação e cultura - adverte que os alunos não podem ficar tanto tempo sem atividade. Mas uma boa parcela dos pais também teme mandar os filhos à escola.

Uma pesquisa realizada para entidades do terceiro setor interessadas em ações durante a pandemia, analisam os resultados da volta às aulas em 20 países de diferentes continentes. Boa parte deles reabriu as escolas antes do comércio e parece não terem tido grandes problemas, apesar da apreensividade dos pais. Aqui no Brasil analisa-se que um dos fatores a trazer ruído hoje à volta das aulas é que muitos dos prefeitos chamados a decidir sobre o tema são candidatos à reeleição e, pelo que se depreende, estão receosos com a possibilidade de suas decisões prejudicá-los nas urnas.

Temos os pais preocupados com a manutenção da saúde dos filhos. Os donos de escolas particulares, sem atividade, baixaram a renda e o número de alunos, e pressionam pelo direito ao trabalho. Já os professores da rede pública (que continuam recebendo salários) são dispostos a continuar em casa. Independente do interesse econômico ou pessoal dos segmentos, precisamos encontrar a melhor solução. Apesar das aulas à distância e outros paliativos, o currículo é composto por aulas presenciais. As autoridades sanitárias, educacionais, os professores e as famílias têm de se entender e fazer o que definirem como melhor para o aluno. Para evitar a aglomeração, poderão mesclar os sistemas - presencial e à distância - de forma a só levar à sala de aulas os que precisam da atividade presencial. O EAD (Ensjno à Distância) é hoje testado e consagrado nas universidades de todo o país e até nas internacionais mais afamadas.

Infelizmente, a Covid-19 foi abordada com viés político-eleitoreiro em nosso país. A polarização em nada contribuiu e até o momento ninguém tem certeza de que as quarentenas, lockdonws e outras restrições impostas tiveram eficácia. Mesmo porque, com tudo isso, já temos 124 mil vítimas fatais a lamentar, outras ainda virão, além da Economia, que sofre grande impacto negativo. Até a questão do emprego de medicamentos foi irresponsavelmente tratada e já sofreu várias revisões. É conveniente que, pelo menos na questão da Educação, se atue com responsabilidade e as atitudes tomadas sejam as que tragam menos prejuízos educacionais e riscos de saúde aos estudantes. Todo o resto é irrelevante nesse momento...


Nota do Editor: Dirceu Cardoso Gonçalves é tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo e dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.