14/09/2025  08h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
19/08/2005 - 09h07
Jogando no ventilador
Artur de Carvalho - Agência Carta Maior
 

Durante muito tempo, o que fazia minha vida parecer um pouco melhor era saber que os ricos também faziam cocô. Foi minha avó que surgiu com esse papo, anos atrás, quando, pela primeira vez, ela viu a rainha da Inglaterra na televisão, toda cheia de jóias, coroas, vestidos bordados e andando de carruagem. Minha avó olhou bem para a rainha da Inglaterra, olhou pra mim, e decretou:

- Pode ser toda metida aí, essa rainha, mas ela faz cocô que nem todo mundo.

Era uma idéia totalmente inovadora para minha cabeça de criança. Sim, era verdade. A rainha da Inglaterra também fazia cocô! E, mais do que isso: ela também devia - hum, como direi? - se assear, não é mesmo? Não adiantava a pessoa ser mais rica que você, mais bonita que você, ter mais poder que você: na hora do vamos ver, a humanidade ficava absolutamente nivelada. E por baixo!

A partir dessa descoberta, todas as vezes que eu fiquei com inveja de alguém, fato que ocorreu, infelizmente, com incrível freqüência no decorrer de minha vida, o poder de imaginar essa gente numa situação tão constrangedora sempre me causou enorme satisfação. Não é mesmo maravilhoso saber que, mesmo morando numa ilha do Caribe ou numa mansão em Beverly Hills, o Bill Gates, uma hora ou outra, tem que pedir licença para os convidados e sair correndo para cuidar dos seus assuntos mais particulares? E que, mesmo quando era casado com a Nicole Kidman, o Tom Cruise, ao terminar o serviço, também tinha que dar aquela levantadinha de lado para... hum... se higienizar melhor? A vida não começa a fazer algum sentido quando a gente chega à conclusão que, igualzinho a você, a Xuxa, invariavelmente, também precisa dar uma aliviada? E que, mesmo podendo comprar os mais caros perfumes franceses, depois de uma boa feijoada o da Gisele Bündchen e o seu tem mais ou menos o mesmo aroma? E não é mesmo uma delícia poder olhar para a cara do George Bush e ficar pensando se, antes de dar descarga, ele também dá uma conferida? Ou imaginar o Fernando Henrique Cardoso ali, sentado, fazendo força, com o "Le Monde" no colo?

Mas essa minha vingançazinha secreta contra os poderosos só durou até poucos meses, quando começou essa lambança toda do PT. Afinal, frente às porcarias que a gente vem sendo obrigado a ouvir de nossa elite política e ao nível de promiscuidade e podridão em que o governo em geral parece estar mergulhado, o que significa um simples cocôzinho afinal de contas?

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.