01/05/2024  23h58
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
05/08/2021 - 07h00
Dr Pagliuchi e dona Iná
Maria Angélica de Moura Miranda
 

Dr Pagliuchi e Dona Iná, foram personagens marcantes na Vila Sapo, atual Vila Amélia em São Sebastião (SP).

Ele era médico oncologista, atuava na área de radioterapia e trabalhava em São Paulo, e dona Iná adaptou-se perfeitamente a realidade de uma cidade pequena, foi sempre muito querida, eram muito amigos dos meus pais.

Aos sábados ou domingos tínhamos o hábito de visitar esses vizinhos, eles moravam a duas quadras da nossa casa. Uma casa ampla arejada, com uma estante cheia de livros e o principal: ele costumava passar vídeos caseiros com um projetor que na época era uma novidade, nem existia televisão.

Os adultos ficavam entretidos com as apresentações, mas eu que era criança, esticava os olhos num lago que havia na casa cheio de carpas e peixinhos vermelhos.

Dr Pagliuchi na verdade era uma lenda na Escola Henrique Botelho da Rua Caraguatatuba. Quando ele fazia a limpeza do lago, alguns peixinhos vermelhos escorriam até a Vala do Outeiro e a molecada chegava na escola e falava:

“A Vala está cheia de peixinhos vermelhos do Dr Pagliuchi!”

A aula perdia a graça, ninguém prestava a atenção em mais nada. A correria depois do sinal era pra chegar em casa pegar uma peneira e seguir para a vala com latas, garrafas de leite e todo tipo de vasilha que fosse possível “emprestar” das mães.

A tarde inteira era pra pegar peixinhos vermelhos, nem sei quantas vezes eu fiz isso!...

Quando eu fazia o Jornal O CANAL, um dia a dona Iná me chamou e me deu uma lata de um filme de 1951, com certeza um daqueles que eu assisti na minha infância e disse que o projetor estava quebrado.

Depois de um tempo passei esse filme para o Roberto Buzzini, sobrinho do ex-prefeito Mansueto Pierotti, ele transformou em DVD. Uma tarde levamos para a dona Iná o DVD que agora trazia de volta as imagens que foram feitas pelo Dr Pagliuchi, que já era falecido na época.

Ela nos autorizou fazer cópias e o Roberto Buzzuni usou algumas imagens da cidade, num documentário sobre a vida do Mansueto Pierotti.

Agora vou levar esse DVD no Arquivo da Câmara Municipal para fazer uma cópia, com certeza, assim, esse material maravilhoso, poderá ficar na história de São Sebastião para sempre.


Nota do Editor: Maria Angélica de Moura Miranda é jornalista, foi Diretora do Jornal "O CANAL" de 1986 à 1996, quando também fazia reportagens para jornais do Vale do Paraíba. Escritora e pesquisadora de literatura do Litoral Norte, realiza desde 1993 o "Encontro Regional de Autores".
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.