26/04/2024  08h53
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
12/09/2021 - 05h33
Comunicação, letramento e alfabetização
Cristiane Zart
 

Desde o nascimento, a criança comunica as mais diversas necessidades, sensações e desconfortos através do choro e, conforme se desenvolve cognitiva e socialmente, aparecem o balbucio, os gestos, olhares e as palavras, de forma concomitante e crescente, onde uma serve de suporte para a outra. Assim o código linguístico vai sendo adquirido de forma natural e gradual.

Por volta dos 3 a 4 anos de idade a criança percebe que esse código, antes desenvolvido somente através da oralidade, também pode ser representado em suas construções, iniciando-se o processo do letramento, onde percebe que o mundo ao seu redor pode ser representado graficamente e de forma plástica. Sendo assim o interesse natural por brincadeiras simbólicas e construções passam a aparecer. Mas aqui a estimulação ainda é ampla e variada, incluindo o lúdico e as experimentações.

Ao alcançar maior maturidade neurológica, e com a estimulação ideal, a criança passa a apropriar-se dos símbolos gráficos identificando os sons das letras (fonemas), unindo esses sons (sílabas) para escrever palavras que expressem seus desejos, ações e pensamentos (desenvolvimento fonológico). A esse processo chamamos de alfabetização. A mesma normalmente inicia por volta dos 5 a 6 anos e estará completa por volta dos 8 a 9 anos de idade.

Devemos respeitar sempre a individualidade e as habilidades de cada criança, pois o tempo necessário para que a alfabetização se dê de maneira completa varia muito e depende de fatores, tais como: maturidade neurológica, estímulos e recursos materiais e sociais para o desenvolvimento, entre outros.

Na Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes respeitamos cada uma das etapas do amadurecimento infantil e trabalhamos em conjunto, de forma natural, lúdica e prazerosa, para que nossos alunos se desenvolvam plenamente em cada fase de maneira gradual e contínua.


Nota do Editor: Cristiane Zart, Coordenadora da Educação Infantil Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.