14/09/2025  05h37
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
03/09/2005 - 14h20
A sutileza desesperadora da tragédia
Dartagnan da Silva Zanela
 

Não sei se a melhor palavra para definir o que estamos a viver seja "tragédia". Creio que seria melhor definirmos este momento como uma grande comédia da experiência civilizacional brasileira. Aliás, uma comédia de muito mau gosto, tal qual o gosto musical da mocidade dos dias hodiernos.

Duas notas espúrias nós foram apresentadas pela imprensa. A primeira sobre o ex-deputado, o senhor Valdemar da Costa Neto do PL (Partido suposta/suspeitamente Liberal), de que o biltre se aposentou como deputado com a merreca mensal de R$ 5.540,00. Digno soldo para aquele que iludiu o tal do povo com tanto cinismo populista barato em quatro pleitos eleitorais.

Deprimente vermos pessoas de tão baixo escalão representarem toda uma sociedade em uma função tão elevada que é a de legislar em nome da mesmíssima sociedade, a brasileira. Isso não é deprimente pelo fato de pulhas como ele estarem a fazer o que estão a fazer, mas sim, o fato de nós, súditos fiéis a estes senhores das trevas termos colocado ele e outros similares para representar o que supostamente haveria de mais "digno" e "altivo" em nossa sociedade (Temo imaginar o que há de mais fútil entre nós e em nós).

Pior que esse fato já em si deprimente, é o do evento orquestrado pela intelectuária tupiniquim intitulado "O silêncio dos intelectuais". Um evento reunindo a "nata" da intelectualidade esquerdista para discutir a posição destes diante da atual crise política. Um evento "chique bem", financiado com o erário público.

Isso mesmo meu caro. Aqueles que deveriam se dedicar à labuta intelectual e ao exercício de compreender a realidade estão cinicamente a fazer uso do dinheiro público, do povo sofrido que eles dizer ser porta-vozes, para defender uma sigla partidária, emblema de uma ideologia espúria.

Trocando em miúdos, o que deveria ser um grupo de pessoas dedicada a produção científica e cultural se fez reduzir a meros garotos propaganda de um grupelho de patifes que se dizem membros iluminados do "partido ético".

Todavia, esperar o que de um grupo de pessoas que acredita que Fidel Castro seja "o último iluminista"? Esperar o que de um grupo que afirma que quanto Lula abre a boca "o mundo se ilumina"? Esperávamos mais, muito mais, de pessoas doutas do que este comportamento paquidérmico.

Porém, tal fato nada mais é que um reflexo de estado de espírito em que se encontra a sociedade brasileira. Um reflexo do estado em que se encontra a nossa alma. Estado este deveras preocupante para não dizer desesperador, pelo fato de nossa classe pensante não mais conseguir pensar em nada mais digno do que defender tiranetes sedentos por poder e ideologias falidas moralmente e serem incapazes de reconhecer a sua cumplicidade em ambas.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.