19/05/2024  16h20
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
23/10/2022 - 05h46
Os ecos vindos da Espanha
Dartagnan da Silva Zanela
 

São Josemaria Escrivá, quando peregrinou por este vale de lágrimas, no correr do século XX, passou pelo Brasil. Sim, ele esteve aqui na Terra de Vera Cruz e, desde o primeiro momento que aqui esteve disse que ficou enamorado pelo nosso amado país.

Ele não cansava de dizer, por todos os rincões que passou, que estava encantado com o povo brasileiro e havia dito algo que nós, brasileiros do século XXI, deveríamos refletir com muita seriedade e sobriedade, muita mesmo.

São Josemaria disse que o Brasil tem uma profunda vocação missionária, que o Brasil, o povo brasileiro, terá a missão de evangelizar o Velho Mundo que, um dia, a muito tempo atrás, trouxe o Evangelho e a Santa Cruz para essas terras de além mar.

Uma das coisas que mais me chama a atenção é que aqui, onde hoje é nossa amada Terra de Vera Cruz, viviam nações indígenas que migravam de um lado para o outro a procura da “Terra sem males”, peregrinavam, sem cessar e sem cansar, a procura do paraíso, do reino da verdade.

Aí, lá pelas tantas do século XVI, eis que chegaram os portugueses e, junto com eles, veio um punhado de padres jesuítas para pregar o santo evangelho para todas as criaturas. Eis que o caminho para o reino da verdade, para a terra sem males, estava sendo, enfim, apresentado a eles.

E os missionários da Companhia de Jesus não mediram esforços, como todos nós bem sabemos, para levar a palavra de Deus para todos os cantos, colocando em risco, inclusive, a própria vida.

E vejam só como são as coisas: a companhia de Jesus, que foi fundada pelo espanhol Santo Inácio de Loyola, em 1534, fundou inúmeras missões no Brasil, e no mundo, para levar a boa nova a todos os povos que não conheciam a luz de Cristo.

Os séculos se passaram e, no século XX, em 1974, o padre espanhol São Josemaria Escrivá esteve em nosso país e disse que nós, brasileiros, temos uma vocação missionária. Uma vocação evangelizadora.

Para alguns isso seria apenas uma mera coincidência. Para muitos, uma grande responsabilidade que deve ser assumida por nós, em nosso dia a dia, começando, é claro, com nossa urgente, imprescindível e indispensável evangelização.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.