19/05/2024  17h10
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
25/10/2022 - 05h54
Engessando as asas da liberdade
Dartagnan da Silva Zanela
 

Uma pessoa, ou um partido, com inclinação tirânica, quando almeja calar uma pessoa, ou um órgão de mídia, não o faz dizendo que está calando aqueles que estão dizendo verdades inconvenientes que estão estragando a sua pinta de bom-moço, de defensor dos “frascos” e “comprimidos”. Negativo. Nani não.

Essa gente, que age como um órgão de censura, sempre cala as vozes inconvenientes sob a justificativa de que está protegendo a população de pessoas [supostamente] sem escrúpulos que dedicam suas vidas a espalhar mentiras para enganar as pessoas.

Stalin, Hitler, Mao, Vargas, Castro, Maduro, Daniel Ortega e companhia [nem um pouco] limitada, nunca abriram mão desse ardil. Todos esses canalhas e suas camarilhas achavam e acham “justo” calar sistematicamente todos aqueles que ousam apontar o mal gestado e parido por eles.

O roteiro desse embuste é mais ou menos assim: primeiro eles difamam a pessoa, impingindo sobre ela toda ordem de rótulos infames para destruir, de alto a baixo, a sua reputação. Feito isso, passasse a assediá-la, judicial e economicamente, para que ela perca todos os meios possíveis para poder continuar dedicando-se à proclamação das verdades que eles querem que sejam sepultadas. Por fim, silencia-se em definitivo aqueles que estavam dando voz às verdades inconvenientes.

Hoje, as verdades ululantes são rotuladas pelos candidatos a tiranetes de “fake news” e, é claro, afirmam que elas devem ser caladas para o bem do cidadão que estaria sendo enganado maliciosamente por [supostos] propagadores de ódio.

Vale lembrar que o único remédio eficaz contra a informação de [suposta] procedência duvidosa é o livre acesso a toda e qualquer informação, para que o cidadão, com o seu bom senso, possa compará-las livremente e chegar a uma conclusão minimamente razoável.

Agora, calar alguém, sob a desculpa esfarrapada de querer proteger os cidadãos é literalmente uma confissão de má intenção porque, desde que o mundo é mundo, a mentira se combate com a verdade, não com um cínico “cale a boca”, como a turminha da estrela vermelha do atraso tanto quer.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.