19/05/2024  15h17
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
26/10/2022 - 05h55
Irresponsável e sem escrúpulos
Dartagnan da Silva Zanela
 

Se uma pessoa se apresenta como comunista e diz, em alto e bom tom, que ela tem orgulho de sê-lo, chamá-la de comunista não é um rótulo difamatório, nem um insulto. É apenas o ato de designar a ela a identidade ideológica que ela mesma assume como sua. Ou seja: ela é marxista e sê-lo é um direito todo dela, mesmo que essa ideologia política, totalitária do princípio ao fim, seja repudiada por nós, reles cidadãos comuns.

Agora, se uma pessoa que não se identifica, de jeito maneira, com o fascismo, muito menos com o nacional-socialismo, vulgo nazismo e, mesmo assim, for leviana e sistematicamente chamada disso pelos partidários do marxismo, é algo de uma baixeza sem par. É o mais puro e decantado cinismo.

Ora, quando uma pessoa é rotulada de nazista, fascista, ou alguma nojeira similar, essa pessoa está sendo estigmatizada como sendo partidária de uma ideologia espúria e totalitária que ela repudia com todas as forças do seu ser.

E o que é mais abjeto nesse tipo de expediente é que os marxistas e similares, imputam esse estereótipo sobre todos aqueles que têm a petulância de discordar do seu projeto totalitário e espúrio de poder.

Aliás, isso não é de hoje. Vem de longa data, como bem nos adverte George Orwell, em seu livro “O que é fascismo e outros ensaios”.

E tem outra: se nos dermos ao trabalho de pesquisar no google o nome de qualquer crítico do PT, junto com a palavra “nazista” ou “fascista”, constataremos que praticamente todos já foram assim chamados por eles. Praticamente todos. Não porque o fossem, mas sim, porque cometeram o “crime” de discordar deles e de criticá-los publicamente. Diga-se de passagem, inclusive o atual vice de Lula já foi chamado por essa turma de “fascista”. Não? Então dê um rolê no google e verá.

Enfim, fascismo, nazismo e similares são ideologias malignas e, por isso mesmo, todo aquele que insiste em estigmatizar, de forma leviana e maliciosa, os seus desafetos é apenas e tão somente uma pessoa irresponsável e sem escrúpulos.


Nota do Editor: Dartagnan da Silva Zanela é professor e ensaísta. Autor dos livros: Sofia Perennis, O Ponto Arquimédico, A Boa Luta, In Foro Conscientiae e Nas Mãos de Cronos - ensaios sociológicos; mantém o site Falsum committit, qui verum tacet.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.