05/02/2023  00h53
· Guia 2023     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
21/11/2022 - 05h35
Osteopatia e seus benefícios para o CrossFit
Luis Henrique Zafalon
 

O CrossFit é um esporte que se tornou popular não somente entre atletas de academia, como também vem conquistando novos adeptos que procuram por exercícios mais dinâmicos e menos monótonos quando comparados aos métodos tradicionais. Essa modalidade se trata de uma metodologia de treinamentos que se baseia no desenvolvimento do condicionamento físico.

O fundador do CrossFit, Greg Glassman, ainda na infância contraiu poliomielite, uma doença que pode causar perda de força muscular, dos reflexos ou paralisia, especialmente em um dos membros inferiores. Greg encontrou na ginástica uma maneira de amenizar as sequelas deixadas pela doença, porém, não se sentia cativado pelos métodos utilizados nas academias tradicionais.

Já recuperado da poliomielite, após experiências em academias com conceitos semelhantes, ele adotou uma nova meta, que consiste em fazer o seu próprio treino funcional. Enquanto atletas trabalhavam modalidades separadamente, Greg decidiu unir diversos exercícios que trabalham diferentes áreas para que elas fossem desenvolvidas de maneira igualitária.

As principais características do CrossFit são os movimentos funcionais, constantemente variados e de alta intensidade. Esses exercícios contam com ações frequentes do dia a dia, como correr, caminhar, agachar, levantar, puxar e empurrar.

Os treinos são executados de formas variadas para trabalhar todas as capacidades do corpo, garantindo o desenvolvimento de forma equilibrada de atributos como força, resistência muscular, resistência cardiorrespiratória, equilíbrio, precisão etc.

Tendo em vista um exercício que trabalha diversas articulações simultaneamente, estando diretamente ligado à saúde e ao bem-estar, a Osteopatia atua como um método de prevenção e tratamento dos desequilíbrios do corpo utilizando somente técnicas manuais, sendo seguro e indicado para todas as idades, conferindo uma ótima parceria para otimizar os resultados de um atleta no CrossFit.

Com a Osteopatia é possível corrigir lesões que acabam ocorrendo devido a informações negativas que o corpo acaba trazendo, potencializando o movimento do atleta, permitindo uma evolução e evitando lesões durante os exercícios.

O CrossFit não é lesivo, e sim um esporte que requer preparo e, como qualquer outro, pode se tornar suscetível a lesões. O melhor momento para o crossfiteiro procurar um osteopata é quando apresentar alguma dificuldade em fazer correções impostas pelo orientador.

Nesses casos é o momento em que o osteopata - fisioterapeuta especialista em Osteopatia - poderá tratar de forma mais específica. Além da conhecida técnica de thrust, prática de manipulação articular famosa pelos “estalos” corporais, a Osteopatia conta com inúmeros outros métodos para tratar tecidos específicos do corpo, e várias formas de se trabalhar a mesma estrutura, sem limitação de idade.

É preciso saber identificar quando o incômodo apresentado pelo corpo não se trata apenas de uma resposta aos exercícios físicos, e sim ao início de uma lesão. Em alguns casos, é importante o resguardo da prática esportiva, mas, em sua maioria, não é necessário deixar de treinar e sim adaptar os movimentos.


Nota do Editor: Luis Henrique Zafalon é fisioterapeuta especialista em osteopatia, professor e palestrante.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2023, UbaWeb. Direitos Reservados.