14/09/2025  06h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
15/09/2005 - 18h18
Quem tem credibilidade?
Marcelo Russio
 

Olá, amigos. É impossível estar alheio aos acontecimentos políticos que arrebentam o país, mesmo quando se escreve uma coluna sobre jornalismo esportivo. Vendo, lendo e ouvindo tudo o que é veiculado em todas as emissoras sobre a crise política do Brasil, e assistindo aos pronunciamentos dos nossos políticos, me veio um pensamento: o ambiente enlameado acaba com qualquer credibilidade.

Explico. Quando existe o comprometimento da seriedade de qualquer instituição, seja ela qual for, de qual esfera for, passa-se a acreditar no que de pior for falado sobre ela e seus membros. Hoje, falando-se de política, o povo brasileiro acredita em qualquer acusação que se faça a qualquer político brasileiro. Hoje, no Brasil, a opinião pública condena deputados, senadores e presidentes até que se prove o contrário. Qual a razão disso? A falta de decoro de políticos que, por décadas e mais décadas, saquearam a reserva moral que existia nas instituições que servem de alicerces para o país.

Nos demais ambientes da nossa sociedade, sempre que há poder em jogo, vê-se que há corrupção, em maior ou menor nível. Não de todos, nem da maioria, mas de alguns (muitos ou poucos) que se julgam acima do bem e do mal.

Posto isso, faço um paralelo com o ambiente do futebol, e da forma como parte da imprensa esportiva se faz de dona da verdade quando o assunto é a veiculação de notícias ditas exclusivas. Em um meio em que sabe-se que há jornalistas que recebem notícias vindas direto de dentro dos clubes, que são procurados pelas fontes para que a notícia seja publicada por seus veículos, é preciso ter cuidado com as contrapartidas que esse "presente" traz aos agraciados pelas fontes.

Será que os clubes plantam suas notícias em veículos de comunicação gratuitamente? Será que repórteres que vão a programas esportivos da hora do almoço com telefones celulares na mão, fingindo que atendem ligações no meio do programa, divulgam notas com total isenção, ou será que eles divulgam informações que agradam àqueles que, costumeiramente, lhes passam "furos"?

Honestamente, não sei se o meio do jornalismo esportivo possui a credibilidade que deveria ter. Claro que não generalizo, pois há repórteres sérios, que correm atrás de furos de reportagens, que pesquisam e conseguem informações de forma lícita, e não fazem amizades e prestam favores aos clubes de futebol e seus cartolas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.