14/09/2025  06h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
19/09/2005 - 15h04
Morte e vida Severino
André Arruda Plácido - MSM
 

Depois de cochilar na ONU(!), Severino Cavalcanti acordou à realidade corrupta e sucumbiu. Sebastião Buani apresentou a cópia do cheque de R$ 7.500 que teria pagado ao parlamentar como propina para manter seu restaurante na Câmara, e que possui assinatura da secretária de Severino. Mór-reu! O féretro sairá da Câmara para o cemitério da cassação política ou, talvez, a múmia aguarde no sarcófago provisório da grande pirâmide da renúncia, com direito a eventual ressurreição pelo milagroso povo de Pernambuco na próxima eleição. Há relatos do milagre em outras épocas.

Já o melancólico Lula jogou a peteca da crise para a Câmara dos Deputados, que segundo ele "deve uma resposta à sociedade" sobre Severino. Mas pela pesquisa CNT/Sensus, quem deve explicação é Lula. Sua aprovação despencou de 59,9% em julho para 50% hoje. A desaprovação subiu de 30,2% para 39,4%. Para 48,9% a corrupção no governo(?) Lula é maior que no de FHC da "herança maldita". Já 38,9% não acreditam nos discursos da carochin..., quer dizer, de Lula. Para 39,1% o PT é o principal responsável pela corrupção e para 49,5% o mensalão e a corrupção no Brasil eram do conhecimento do presidente. Apenas para 1,1% a corrupção diminuiu muito. Devem ser os 800 mil filiados ao PT desaparecidos no furacão Bob Jeff.

Severino enfrentou com coragem a entrevista coletiva e tentou explicar o inexplicável. Se mentiu, foi desmentido. Mas coragem não faltou. Lula deveria fazer o mesmo. Mas prefere tergiversar na ladainha de que os culpados devem ser punidos, que a lei vale para todos - os que não fazem parte da cúpula petista - a economia vai bem e aquele blá-blá-blá deprimente.

Para quem se apóia no pilar econômico, Lula balança quando o IBGE diz que a produção industrial caiu em metade das 14 regiões pesquisadas em julho. O Brasil também figura entre os piores lugares do mundo para fazer negócios. No ranking do Banco Mundial, ficamos em 119º na lista de 155 países. Perdemos para superpotências econômicas como o México (73º), a ex-Mãe Rússia (79ª) e a maioria das super-economias latinas. Somos líderes em impostos e barreiras tributárias.

Enquanto isso a mídia noticia que o PT pagou passagens aéreas de viagens internacionais para Luís Favre, marido da ex-prefeita Marta Suplicy, para o ex-tesoureiro Delúbio Soares e para Rioco Kayano, mulher do ex-presidente do partido, José Genoino. Os tucanos entraram com representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a suspensão dos repasses de recursos do Fundo Partidário para os petistas. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), disse que as viagens foram custeadas ilegalmente com dinheiro do Fundo. De onde vem o dinheiro? Dos recursos públicos, dos altos impostos. O PT também pagou passagens para os filhos, noras, um genro e uma neta de Lula, além da filha do ministro da Fazenda, Antônio Palocci. O problema é que a Lei 9.096 de 1995, em seu artigo 44, diz que os recursos do Fundo Partidário serão aplicados na manutenção de sedes e serviços do partido.

Mas o PT e Lula desprezam a lei: "Eu estranharia se fosse o PSDB ou o PFL que tivesse pagado a minha passagem, mas o PT tinha mais era obrigação de pagar a minha passagem." A dele e dos companheiros, com o dinheiro do povo.

Severino já era e Lula também. É questão de tempo. Quem poderá assumir a presidência da Câmara é o vice, deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL), que não será encoleirado pelos proletários.

Quanto ao retorno dos que renunciaram - Bob Jeff, cassado, disse que Lula é "malandro", "preguiçoso" e praticou "crime de omissão". Perdeu direitos políticos por oito anos. Amém! -, uma frase de Bertold Brecht: "O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, depende das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos que é o político vigarista, pilantra, o político corrupto e lacaio dos exploradores do povo".

O que há de político bandido, vigarista, pilantra, corrupto, lacaio e explorador "nesse País" não está no gibi...


Nota do Editor: André Arruda Plácido é professor de comunicação, escritor e jornalista, graduado em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (PR) e especializado em Comunicação e Liderança pelo Haggai Institute, de Cingapura.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.