14/09/2025  06h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
20/09/2005 - 14h26
Marcham os tucanos de Ubatuba?
Ernesto F. Cardoso Jr.
 

Permita-me, meu caro Sidney Borges, que há dias fez, sob o título Tucanos em marcha, um relato crítico da eleição do Diretório do PSDB de Ubatuba, fazer uma digressão sobre se, de fato, marcham os tucanos de Ubatuba.

Marcha sempre dá a entender um andar firme, vigoroso, em demanda de um destino. Marcha quase sempre engloba um conjunto de indivíduos imbuídos de um propósito, pois, isoladamente, apenas por prazer, diríamos dar-se uma caminhada.

A marcha é processo de disciplinamento do grupo em companheirismo, participação, unidade, conformidade. Marcha-se com propósito, o mais comum o de atingir-se um destino, um lugar além, que demanda o percurso de uma distância geralmente longa, pois, para curtas distâncias, anda-se, corre-se, caminha-se.

A marcha identifica os membros do grupo, solidifica o objetivo visado, enrijece o esforço coletivo para alcançá-lo, une os componentes do grupo, igualando e equilibrando individualmente os esforços; agrega-os em torno de um comandante, pois, não há marcha sem comando, que deve ser firme, seguro, altaneiro, que não titubeie, nem perca-se em rumos escusos, não tergiverse sobre a sorte de seus comandados.

Não é sem propósito que a marcha é o exercício fundamental do adestramento dos recrutas à disciplina dos exércitos, das polícias, dos agrupamentos paramilitares. Por meio dela a disciplina individual deve conformar-se à disciplina do todo, à obediência ao comando, à união e à sincronia de objetivos.

É por encerrar toda esta filosofia que as forças militares e agrupamentos afins adotam-na e quanto mais imbuídos de propósito, de orgulho, de destino grandioso, tanto mais marcial se torna a marcha. É só comparar o marchar de exércitos cujas vitórias modelaram nações, granjearam o respeito de seus compatriotas, mudaram o destino da humanidade encetando novos rumos, com o daqueles outros desprovidos de passado glorioso, de presente inseguro e de futuro incerto.

Pois bem, caro Sidney, será que a marcha dos tucanos de Ubatuba encerra todo este significado, este amplo senso de objetivo comum, este anseio por alcançar um destino, não apenas de mera glória, mas, antes, de proveitoso serviço à nossa comunidade? Que comando este partido aqui se atribui? firme, forte, íntegro, digno do acatamento dos comandados, respeitoso consigo próprio, com o partido e com a sociedade?

A história do PSDB nacional, em seu cerne duro, em seu campo majoritário, termos tão em moda, é uma afirmação de antagonismo aos corruptos, de repúdio aos velhos costumes e hábitos de nossa política, à ausência de idealismo, de civismo e de altos propósitos para a coletividade. "Longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas, nasce o novo partido" - lema que norteia seu Programa e baliza seus propósitos. Este lema original, perdura no coração dos verdadeiros tucanos, pois, ainda no intróito desse Programa lê-se: "Partidos de verdade não se criam a qualquer momento, ou por qualquer pretexto". Da mesma forma, complementaria, partidários genuínos não se estabelecem de repente, por mera filiação burocrática, muito menos se imbuídos de fins personalistas. Não se convertem, instantaneamente, antípodas de outro espectro político. A um partido como este não se deveriam agregar os que buscam uma estratégia pessoal, como você bem observou e acrescentaria, mais oportunistas do que estrategistas. Um partido que assim se formou, desligando-se do maior partido do País à época em que o governava, daí o significado do "longe das benesses do poder", não deveria abrir suas portas, simplesmente, para dar guarida a pretensões individualistas cujos personagens, em alguns casos, mostraram-se historicamente desprovidos de intrínseca afinidade com seus princípios, quando não em absoluto contraste com eles.

A história deste digno partido, fora de nossos limites municipais, como você muito bem observou, Sidney, tem sido a história de uma elite política de homens bem formados. Aqui, miseravelmente, sofremos uma história de matreirices e espertezas provincianas, de fracassos, de vexames e de conluios os mais espúrios, que culminaram com as derrotas em 2000 e em 2004. As razões e causas destas derrotas são bem conhecidas de toda a nossa sociedade afinada com a política, porém, parece-me, ainda não deglutidos e menos ainda digeridos pelo cerne duro e o campo majoritário local.

Lá fora, em marcante contraste, na quase totalidade dos Municípios e Estados que tem administrado, vem deixando um rastro de dignidade, de civismo, de alto senso de responsabilidade, uma escola para a sociedade, um paradigma irrefutável a ser imitado.

Lamentável, pois, que aqui este núcleo partidário, ainda, em nada tenha contribuído, para o soerguimento de nossos costumes políticos locais.

Haveria, pois, caro Sidney, alguma identidade entre a marcha firme dos que buscam um objetivo grandioso, sob respeitoso e respeitado comando, com esse caminhar de rumo divergente que não estampa semelhança com a beleza dos ideais das origens?

Sim, caro Sidney, marcham os fieis por fé e pela fé. Marcham os exércitos pelo orgulho de seus povos e para a glória de seus Estados. Marcham as hostes por ideais nutridos para a conquista de seus anseios. Marcham os tucanos de Ubatuba? Pelo que e para o que? Que o diga a sociedade.

A esse partido, ao qual servi com dedicação por mais de 13 anos, desempenhando, inclusive, cargo de confiança no Porto de São Sebastião, imprimindo ali marca de eficiência e de realizações registradas na história desse porto, apresento minhas despedidas.

Há de se ter respeito a si próprio para poder contar com o respeito da sociedade.

Ernesto F. Cardoso Jr.
efcardosojr@uol.com.br

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.