14/09/2025  06h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
21/09/2005 - 07h52
Perdida no tempo
Corsino Aliste Mezquita
 

Li, na Folha, parte do pronunciamento da petista Srª Drª Marilena Chauí, Catedrática de Filosofia da Universidade de São Paulo, afirmando que... "tanto ódio ao PT. Eu sei hoje por quê: é porque nós fomos o principal construtor da democracia neste país". A frase parece-me injusta e indicativa de que a Senhora Filósofa perdeu-se no tempo. O PT pode ser criado porque os valorosos patriarcas do MDB, OAB, ABI, Comissão de Justiça e Paz da Igreja Católica, Conselho Mundial das Igrejas, autores do "BRASIL: NUNCA MAIS" e tantos outros, criaram as condições para a democratização, a anistia e o pluripartidarismo. Este criando a dispersão de forças contra a qual alertava sabiamente o Dr Diretas, Ulisses Guimarães. "Não nos dispersemos".

Resposta às impropriedades da Drª Marilena Chauí foi dada pelo Dr Tito Costa, em correspondência encaminhada à Folha de São Paulo e publica no caderno A3 de 15 de setembro de 2005 e que transcrevemos a seguir: "PRETENSÃO E EQUIVOCO" - "O PT ainda não existia quando eclodiram as históricas greves dos metalúrgicos em São Bernardo (1978-1981). Como Prefeito daquela cidade à época (MDB - l977/1982), fiz da prefeitura o quartel geral da resistência contra a perseguição aos grevistas e contra os desmandos do regime militar. Ali, estiveram comigo, em vigília constante, Theotônio Vilella, Fernando Henrique, José Carlos Dias, Orestes Quércia, Mário Covas, Almino Afonso, Fernando Moraes, Montoro e tantos outros para apoiar Lula e os grevistas, enfrentando todos os riscos."

Samuel Wainer, o grande jornalista, escreveu nesta mesma FOLHA que São Bernardo era a capital social do Brasil, a "República de São Bernardo". Foi nessa época, antes de existir o PT, que houve a luta pela democratização do Brasil, pela abertura política, pelos direitos fundamentais inscritos depois na Carta de l988. Não venha agora dona Marilena Chauí dizer que o PT é odiado por ser o construtor da democracia neste país. É pretensão demasiada, além de equívoco histórico". (Tito Costa. Ex-prefeito de S. Bernardo e ex-deputado constituinte).

É lamentável que, as paixões políticas, levem nossos intelectuais a perderem o senso de avaliação dos fatos históricos.

Já a citação do grito "NO PASARÁN" de Dolores Ibárruri Gomes - La Pasionária - (1895-1989) parece confirmar que, a filósofa da USP, perdeu a noção do tempo, dos mores ibéricos e nunca ouviu um espanhol castiço cantar: "Carrascas, carrascas que bonita serenata", com o lugar que lá cabia à La Pasionária. Infelizmente esse lugar não pode ser colocado neste texto, sem ser indelicado.

Felizmente as idéias e as pessoas que La Pasionária afirmava: "NO PASARÁN", passaram e estão florescentes na atual Espanha democrática, próspera que, depois das agruras criadas pelos encontros ideológicos, soube desenvolver o diálogo intercultural, criar dois partidos sólidos, e permitir alternância no poder sem traumas e conflitos.

Partidários que sempre fomos do diálogo entre culturas, idéias e interesses para conseguir a paz e do respeito ao pluralismo e às diferenças, interpretamos que os supostos radicalismos, da Doutora Marilena Chauí, são desabafos nervosos neste momento de humilhação e tristeza que vive o PT. Entretanto não deve perder-se de vista que a ordem, o progresso, o desenvolvimento, a distribuição de riquezas só serão conseguidos com a união de todas as forças vivas da nação, em clima de honestidade, igualdade, justiça e paz. Nesse sentido e na nossa avaliação, partidos políticos e governantes tem uma grande dívida com a NAÇÃO.


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.