14/09/2025  04h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
31/10/2005 - 09h21
Felix Cabral?
Mauro Polsin
 

Quando aconteceu, acompanhei com atenção o caso do "endvour" que virou endevour aquela belezura da foto que na verdade era uma "boa vontade" anexada pelo editor do sítio Litoral Virtual alterando a matéria original. Naquela época me senti enganado. Não houvesse a contestação dos leitores estaria até hoje esperando aquela belezura aparecer no boqueirão da Ilha Anchieta e não daria a mínima quando passasse o cargueiro adaptado para viagens de pesquisa.

Agora deparo com outro engano (?) do editor do Litoral Virtual. Li esses dias a carta de uma leitora que dizia o seguinte:

"Poemas - De uns tempos para cá venho lendo no Litoral Virtual os excelentes poemas de Felix Cabral. Imagino que as pessoas de Ubatuba saibam quem é ele, mas nós, de outros municípios, não. Pedindo desculpas pela minha ignorância, gostaria que o Litoral Virtual publicasse uma biografia do poeta. Quem é ele? Tem livros publicados? Nasceu em Ubatuba? Veio de fora? Acho que o poeta merece e nós também, que desejamos conhecê-lo."
Grata.

Regina Helena de Paiva Ramos
São Sebastião, SP

Como estava gostando também dos poemas li atentamente a resposta dada pelo senhor editor:

N.E.: Entramos em contato com o poeta, que nos enviou sua breve apresentação: "Félix Cabral, 41 anos, professor, casado, 3 filhos, muitas árvores plantadas e só falta publicar um livro. Ubatubense, de família de pescadores, nascido na Praia da Maranduba, seu nome deriva dos sobrenomes dos avós paternos."

Tempos atrás, por sugestão de uma amiga, já falecida, comprei um livro de coletâneas de escritores de Ubatuba com o título "Pirão 2004" ali tem uns poemas do atual vice-prefeito Domingos dos Santos que muito me deliciaram. Tanto que a mesma amiga emprestou-me um outro livro, com o título "Mundéu" desta vez só com poemas do Domingos dos Santos. Recomendo os dois livros.

Porém há algo de estranho com o senhor Felix Cabral. Um dos poemas do "Mundéu" e outro do "Pirão 2004" são exatamente iguais aos publicados no Litoral Virtual como sendo de sua autoria, um inclusive com título diferente. Como ele declarou acima que ainda não publicou um livro não posso acreditar que seja o Domingos. Seria plágio?

Como sei, por experiência própria, que o senhor editor do Litoral Virtual tem horror a complicações com nomes, identidades e com os poderosos, cumpri-me avisá-lo do fato e solicitar que esclareça, por respeito ao seu público leitor, e em especial a sua leitora de São Sebastião, quem é exatamente o senhor Felix Cabral e por garantia ao Domingos dos Santos, que tenho a certeza que ele jamais mentiria com pseudônimos ou com o fato dele já ter um livro publicado.

Como das outras vezes que escrevi para o senhor editor do Litoral Virtual estou enviando cópias desta carta aos outros editores do Ubatuba Víbora e da Ubaweb. Publique quem achar importante o respeito pelo leitor.

Mauro Polsin
mauropolsin@yahoo.com.br

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.