14/09/2025  00h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
04/11/2005 - 10h14
De olho em Ubatuba - 04/11/05
 
 
Avenida Iperoig
Arquivo UbaWeb 

Tudo começa com as pequenas permissões, facilitações aparentemente inocentes, concessões políticas que num futuro, com a cobrança do "eu também quero", é criado um problema de grande proporção e difícil solução. Logo, os "permissionários" necessitam de "mais", é a evolução natural dos "negócios". Para apaziguar os pedidos sempre crescentes, os responsáveis pelo município conferem mais permissões, concessões e/ou aumentam os serviços públicos prestados. São criadas castas de privilegiados. Em Ubatuba existem algumas. Às vezes os privilégios crescem tanto que os "permissionários" perdem a noção das coisas e agem como "donos".

Atualmente, uma falta de direcionamento político-administrativo emperra o crescimento de Ubatuba. A implantação efetiva do Plano Diretor em nosso município trará luz à economia local.

Caminhando pela avenida Iperoig sinto tristeza. Em seu início, perto do rio Grande, a "Feira Hippie". Neste exato local existia o conjunto esportivo do extinto Itaguá Praia Clube. Não foi mantido pelas administrações passadas e se deteriorou. Na foto acima você pode ver o contraste entre as palavras contidas na faixa e o estado da cobertura da "Feira", sem a necessidade de se estressar indo até o local.

Deslocando-me em direção ao aeroporto Gastão Madeira, vejo uma série de "carrinhos" de lanches que deveriam ambular, mas permanecem fixos. Mais para frente deparo com uma banca de jornal. Tudo sem planejamento, sem um mínimo de entrosamento visual. Uma bagunça. Tenho que andar com cuidado para não tropeçar nos desníveis existentes no "passeio". Posso ver, do outro lado, a Transresgateana.

Em seguida, um prédio de propriedade da Comtur, o "Centro de Informações Turísticas", hoje ocupado pela Secretaria de Turismo de Ubatuba e aguardando os artesãos do petista Jairo dos Santos. A área de posse das auto-escolas faz seqüência. Na "divisa" inicia a área ocupada pelo parque do Trombini, meio espremido, mas ainda lutando para permanecer em local que julga ser seu. Na outra "divisa" duas traves, ridiculamente marcando presença, em lugar de uma quadra poliesportiva que seria efetivamente usada.

Próximo ao canal, um bloco de granito deixa transparecer o respeito de nossas autoridades pela história do município.

Fico imaginando quais serão as ocupações que virão para, ainda mais, espantarem nossos visitantes da avenida Iperoig.

Aumenta a pena que sinto pelos comerciantes ali estabelecidos quando vejo tudo isto sem manutenção e freqüentado pelos mendigos e seus cães.

É triste...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.