14/09/2025  00h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
07/11/2005 - 20h11
Será possível que ninguém nunca tem prova de nada?
Artur de Carvalho - Agência Carta Maior
 

Olha. Eu sou jornalista. Com diploma e tudo o mais. E, para abrir logo o jogo de uma vez, aviso que votei a vida toda no Lula mas, como a maioria dos brasileiros, também estou decepcionado e morrendo de vergonha da minha ingenuidade por ter acreditado naquela papagaiada toda de socialismo.

Agora, que essas denúncias que a imprensa vem fazendo de uns tempos pra cá estão passando um pouco do limite, estão. Olha esse negócio aí, da revista "Veja", e dos três milhões que Cuba teria enviado para ajudar na campanha do Lula. Se vocês não leram, leiam. Só para fazer um exercício. As manchetes da "Veja" dizem, com todas as letras maiúsculas, "Os Dólares de Cuba para a Campanha de Lula" ou "Campanha de Lula Recebeu Dinheiro de Cuba", com uma certeza assim, que só as manchetes impressas conseguem mesmo transmitir. Tudo bem, pode até ter acontecido. Seria até bastante lógico, dadas as afinidades, inclusive de visual, do pessoal do PT com Fidel Castro.

Mas acontece que, aí, você vai ler a reportagem e o que se lê é uma história meio sem pé nem cabeça, com tantos pontos sem nó que parece mais uma desculpa de adolescente explicando para os pais porque é que chegou da noitada às sete horas da manhã. Pra começar, a principal testemunha diz que levou o dinheiro todo embalado em três caixas de whisky, mas ressalva que fez aquilo tudo achando que era whisky mesmo, e que só contaram para ele que aquilo era dinheiro depois de feita a entrega. Ver o dinheiro, ele nunca viu. Um outro cara lá diz que foi procurado por gente do PT, que queria saber como é que fazia para trazer dólares do exterior, e que ele explicou tudo, que era melhor contatar um doleiro, essas coisas todas. Ele disse que ficou sabendo que o dinheiro acabou vindo, mas que ele não tem a menor idéia de como foi que o PT fez a coisa. E, a principal testemunha da história, um tal de Ralf Barquete, que é o cara que realmente teria pegado o dinheiro, já morreu, de câncer em 2004, que deus o tenha.

Quer dizer, a "Veja" colocou na capa da sua revista, em letras garrafais, que Cuba doou 3 milhões de dólares para a campanha do Lula, só que ninguém viu esse dinheiro, ninguém sabe como é que o dinheiro entrou no Brasil, nem onde foi depositado. E o único cara que poderia dar alguma pista da história, se ela é verdadeira ou falsa, está morto e enterrado.

Sei lá. Acho que está na hora de jornais e revistas começarem a investigar um pouco mais suas denúncias. A imprensa talvez seja a última instituição desse país que ainda mantém um pouco de credibilidade. Se perdê-la, aí é que a coisa vai para o beleléu mesmo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.