14/09/2025  00h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
11/11/2005 - 18h09
Nepotismo ou irmanismo?
Jamari Marques
 

Em política acontece de tudo. Principalmente em Ubatuba.

Nas eleições retrasadas, Bush ganhou com uma diferença de poucos votos sobre Al Gore e foi eleito presidente dos EUA. Já nesta última eleição, poucos dias antes do pleito, em pesquisas do ABCNews/Washington Post, divulgadas na véspera da posse, apenas 49% dos entrevistados apoiavam Bush. Bastou a divulgação pela imprensa, em todo mundo, do pronunciamento de Osama Bin Laden contra o governo americano, que Bush foi reeleito.

Aqui em Ubatuba, quando se noticiou na véspera das eleições, que o ex-prefeito Paulo Ramos tinha chances de se reeleger, definiu-se o eleitorado. O Sr. Eduardo César foi então eleito prefeito de Ubatuba, quando nem ele mesmo esperava que isto acontecesse (dito em entrevista ao apresentador Clodovil na Rede TV).

Aqui como lá, a mídia teve e tem um papel determinante na decisão do eleitorado. O "jovem" Eduardo César assumiu a Prefeitura, e o mesmo eleitorado passou a criticá-lo por "NEPOTISMO", inserindo fotos via internet do Templo da Igreja "Ágape" com a inscrição "PMU" sobre sua porta principal. Ultimamente ele continua sendo criticado nas rodinhas de "cerveja", de "cafezinhos" e "bate-papos" ("fofoquinha santa", se é que existe...) e entre os próprios "irmãos" (evangélicos), notadamente pelos que não foram beneficiados com um emprego público, devido ao grande número de "irmãos" contratados para trabalhar na Prefeitura. E isso é fato!

Ah! Ia me esquecendo. Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que significa a palavra NEPOTISMO, e se está correto o seu emprego.

Muitas palavras com o passar do tempo perderam sua essência etimológica (o significado correto), outras perderam o seu caráter morfológico (por ex: a palavra VOCÊ origina-se de: Vossa Mercê passando por Vosmecê até se reduzir em você).

NEPOTISMO conforme a Enciclopédia Larousse origina-se da palavra NEPOTE s.m. (Do lat. Nepotes, nepotis, sobrinho.) 1- Sobrinho do papa. 2- Favorecido, protegido de alguém.

NEPOTISMO s.m. 1- Política adotada por certos papas que consistia em favorecer sistematicamente suas famílias. 2- Abuso de crédito em favor de parentes amigos. 3- Favoritismo, proteção escandalosa, filhotismo.

Recentemente (em 31 de janeiro) em uma reportagem da revista Época, na página 34, sobre NEPOTISMO, com letras grandes em negrito: Mulher, filho, irmão, tio, SOBRINHO,... Cunhada, primo, nora... (pág. 35)

Inicia-se a reportagem: "Depois do Reveillon e das festanças de posse, o eleitor tirou do foco os políticos recém-eleitos. Cenário ideal para que muito prefeito novo executasse uma prática velha. O nepotismo". Prosseguindo: "Entre os prefeitos de capitais, nenhum outro tem tantos parentes empregados no próprio governo como César Maia (PFL), reeleito no Rio de Janeiro". Ele tem cinco parentes na própria administração, e o Rio de Janeiro, tem quase seis milhões de habitantes. E prossegue justificando: "Para quem formou um grupo político a partir de poucas pessoas, quando ganha a eleição precisa trabalhar com elas".

Já o diretor-executivo da ONG transparência Brasil, Cláudio Abramo, classifica casos assim como corrupção.

O prefeito de Niterói, Godofredo Pinto (PT), defende abertamente a contração de parentes. Ele colocou a sobrinha e o cunhado no governo. E justifica mais: "FHC colocou a mulher na Comunidade Solidária e nenhum petista disse que era nepotismo, nem a imprensa".

Quando John Kennedy (ex-presidente dos Estados Unidos) nomeou o irmão Bob Kennedy para o Ministério da Justiça, qualquer americano iria morrer de rir se falassem que John estava fazendo nepotismo. E Lênin (líder soviético) botou a mulher Krupskaia, como assessora de governo e ninguém nunca disse que Lênin era nepotista.

"Então essa crítica a quem nomeia parentes é um falso moralismo."

Eu concordo plenamente com o Prefeito de Niterói e não concordo com diretor-executivo da ONG transparência Brasil, Cláudio Abramo: se o cargo é de confiança e a pessoa é competente não importa se ela é minha parente ou não, a colocaria sem titubear.

"Taí", chegamos no ponto crucial: se a pessoa é competente não importa se é parente, nem sua formação e temos múltiplos exemplos disso: o ministro da fazenda Antonio Palloci é medico; o ministro da Saúde do governo FHC José Serra não era médico, mas sim Engenheiro Civil.

Se entendermos que NEPOTISMO é empregar pessoas da família (consangüínea ou não) na administração do governo para o qual foi eleito, conforme conceito atual para NEPOTISMO, esta situação não é verdadeira na administração Eduardo César.

Os mais radicais insistem em acusá-lo de NEPOTISMO ao empregar "os seus irmãos" em Cristo da Igreja Ágape. Qual o problema? Não são seus parentes, embora façam parte de sua "família espiritual", são seus irmãos em Cristo. Eu, particularmente, não vejo nenhuma ilegalidade, imoralidade, ou maldade, desde que não faça parte de "um acordo eleitoreiro", o que eu também não creio ter ocorrido, mas caso houvesse aí sim teríamos que criar um novo vocábulo (neologismo) na língua portuguesa para definir este tipo de ação:

IRMANISMO - sm - 1- Política adotada por certos políticos, que consiste em favorecer sistematicamente seus "irmãos" com empregos em cargos públicos 2- Abuso de crédito em favor de "irmãos", amigos. 3- Favoritismo, proteção escandalosa, filhotismo.

Originário da palavra IRMÃO que já existe no dicionário:

IRMÃO - sm - (Do latim. Germanus) 1- Nascido do mesmo pai e da mesma mãe. 2- Nome que se dão entre si os religiosos e os maçons. 3- Membro.

Até aí, tudo bem. Não vejo nenhuma gravidade, desde que a pessoa contratada ("irmão" ou "irmã") possua o mínimo de habilidade para a função que vai exercer, por ex: se você utiliza um computador precisa saber pelo menos "ligá-lo, ou desligá-lo sem precisar desconectá-lo da tomada". Mas também não vejo tanto problema nisso, pois um curso rápido de informática resolverá. Entretanto, existem cargos que para serem ocupados, faz-se necessário ter competência e muita.

O problema não é o NEPOTISMO ou IRMANISMO do atual prefeito, e sim o "INCOMPETENTISMO"(*) dos "irmãos" e das "irmãs".

(*) Incompetentismo: neologismo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.