14/09/2025  00h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/11/2005 - 17h16
Jeitinhos para fugir dos abusos de fim-de-ano
 
 

Todo fim-de-ano, a história de repete: o excesso de bebidas, doces e comidas pesadas durante as festas resulta em indisposição e quilinhos indesejados.

No entanto, mesmo sem deixar de aproveitar a fartura e as guloseimas comuns a esta época do ano, é possível reduzir a ingestão de calorias e a sensação de peso e desconforto estomacal.

"O mais importante é enriquecer o cardápio com saladas (sem maionese ou molhos gordurosos) e com frutas. São ingredientes essenciais para rechear o estômago de fibras e nutrientes e perfeitos para o verão brasileiro", sugere o clínico geral Tiago Almeida, indicando as saladas para antes das ceias (aumentando a sensação de saciedade) e as frutas de sobremesa, para evitar os abusos com doces. "Vale lembrar que frutas em caldas não são ideais, o melhor é ficar com as naturais ou secas", complementa.

Para a ceia, Almeida indica peixes assados (atum e bacalhau, por exemplo) em lugar de chester, peru ou tender comprados no supermercado. "Geralmente essas carnes contêm muitos hormônios", diz. O arroz simples pode ser trocado pelo integral (mais saudável e rico em fibras) e incrementado com frutas secas, vedetes da estação.

Água e água de coco são indispensáveis no verão e podem ser ingeridas à vontade. Prefira sucos naturais a refrigerantes e, se o álcool for indispensável, alterne as doses de bebida com copos de água, para manter o corpo hidratado.

Se mesmo assim sentir que abusou, beba chás digestivos (de camomila, erva-doce ou marcela) depois das refeições pesadas. Abacaxi em suco ou rodelas também é bom para a digestão. Para se desintoxicar, Tiago Almeida sugere sessões de colonterapia, limpezas intestinais que eliminam resíduos e toxinas. Essa irrigação intestinal tem como conseqüência a hidratação de todo o organismo, o que resulta em melhorias para a pele, o humor e a vitalidade, além de ajudar no controle do peso. "É uma boa maneira de começar o Ano Novo com mais disposição e dar o primeiro passo para uma dieta mais equilibrada", explica Almeida.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.