13/09/2025  22h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
01/12/2005 - 19h13
Nosso maior prazer é lidar com o ser humano
Márcia Oller
 

O clima organizacional está diretamente relacionado à produtividade e ao desempenho de uma empresa. Por isso, antes do planejamento de estratégias mirabolantes de marketing, é preciso olhar para dentro da organização e observar a situação de um dos mais importantes personagens da história: o cliente interno. Afinal, como uma empresa pode vender um produto ou serviço se seus próprios funcionários não o comprariam?

Reverter um ambiente de trabalho ruim requer observação, treinamento adequado, consistência e constante aperfeiçoamento. É preciso observar as relações humanas dentro desse contexto. Talvez seja a fase mais complexa do processo, pois cada pessoa é única, possui uma personalidade diferenciada e carrega sua bagagem cultural, emocional e social. Ou seja, basta promovermos o convívio entre dois seres humanos em um mesmo ambiente para que ocorram conflitos. Quando ampliamos essa convivência para uma verdadeira comunidade de pessoas, que vivem juntas diariamente por pelo menos oito horas, conseqüentemente, essas desavenças poderão ocorrer com maior freqüência.

Cada organização tem suas próprias características. Por esse motivo, não existe uma fórmula mágica para resolver os problemas de comunicação e convivência dentro de uma empresa. O que possuímos são algumas ferramentas que, para serem utilizadas com eficácia, é imprescindível o empenho e participação de todos os colaboradores.

Ferramentas de Comunicação:

- Manter e elevar a auto-estima;
- Focar em comportamento específico e resultados;
- Reconhecimento;
- Escuta ativa;
- Comunicação assertiva;
- Delegar funções;
- Pedir feedback;
- Estabelecer metas e datas de acompanhamento

A utilização adequada dessas ferramentas e a conscientização e envolvimento dos colaboradores possibilita a obtenção de resultados favoráveis, facilmente mensuráveis, não só pela melhoria no desempenho dos funcionários, mas principalmente pela motivação e satisfação daqueles que são fundamentais para que a empresa mantenha e projete sua boa imagem perante seus clientes externos.

Por essa razão, meu maior desafio e prazer é lidar com pessoas e acreditar firmemente na remodelagem do comportamento dos profissionais, contribuindo para que cada um deles se desenvolva profissionalmente e pessoalmente, alcançando melhores resultados no ambiente de trabalho. É surpreendente o processo de observar os relacionamentos dentro de uma empresa, identificar as particularidades de cada ser humano envolvido e colaborar com seu crescimento como profissional e, principalmente, contribuir para sua realização pessoal. Como consultores não lidamos apenas com o indivíduo - como colaborador da empresa - e, sim com como ser humano, que tem emoções, desejos, necessidades e deve estar cada vez mais consciente do seu papel na organização.


Nota do Editor: Márcia Oller, sócia diretora da Mk5 do Brasil.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.