13/09/2025  23h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
08/12/2005 - 12h18
Manifestação jovem
Isis Andreatta
 

Sou uma das jovens que estava presente na manifestação contra a construção de uma cobertura fixa na feirinha de "artesanatos e afins" de Ubatuba. Me envolvi em tal movimento pois cansei de ver nossa cidade sendo usada como moeda de campanha eleitoral e que em momento algum foi capaz de pensar em um projeto maior que abranja toda a cidade, cansei de ver obras aqui e ali sem sentido algum, sem projeto algum, sem no mínimo pensar numa cidade próspera. Do que adianta cumprir promessa de campanha só para conseguir mais meia dúzia de votos paras as próximas eleições? São atitudes como essa que levam nossa cidade para um poço cada vez mais fundo e escuro, são exemplos: a questão da praia Grande, a questão da orla do Itaguá, da feirinha de "artesanato e afins", dos carrinhos de lanche, do "parque de diversões". Não nego a importância de todos esses empregos nem das famílias que dali tiram seu sustento, mas nem essas famílias nem os políticos que lhe prometeram tais obras possuem uma visão de futuro. Sendo Ubatuba uma cidade que vive do turismo a prioridade que lhe cabe é manter um mínimo de beleza para os visitantes. Sendo, além de turística, litorânea, essa beleza se resume a praia, a orla. É uma infelicidade pois uma das coisas mais horríveis de nossa cidade é a situação da avenida da praia do centro até o Itaguá e que se repete na Praia Grande.

O caso da feirinha de "artesanato e afins" é séria pois se enquadra em todos esses aspectos de promessa de campanha que ocorre em Ubatuba. Uma futura cobertura instalada ali ferirá a todo um projeto maior de arquitetura e urbanismo que poderia ser implantado. Mas seguindo o princípio de promessa e alcance de votos esse projeto se torna impossível pois não carrega uma grande massa de votos.

Nossa manifestação portanto vem reivindicar o caso específico desta feirinha mas carrega consigo a revolta de todo um contexto de tradicionalismo que impede e sempre impediu projetos interessantes para nossa cidade. Queria exigir a publicação do tal projeto da cobertura da feirinha de "artesanato e afins" pois a população comum tem o direito de avaliar o que pretendem fazer com nossa cidade.

Nosso grupo não quer destruir lares de família nenhuma só quer ao menos conscientizar a população que a participação democrática é fundamental para quebrar normas estabelecidas e enraizadas na política de Ubatuba.

Através desta carta deixamos um aviso: nossa reivindicação hoje é específica mas estamos de olho em tudo que "não fazem" com a nossa cidade e pretendemos exigir um grande projeto de futuro para Ubatuba.

O Trombini que nos aguarde...

Isis Andreatta - 17 anos
isis_and@hotmail.com

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.