13/09/2025  22h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
26/12/2005 - 18h11
Moda de verão? Atenção ao que usa!
 
 

Chapéu de aba larga, ventilado, é melhor que boné. E a lavagem tem que ser freqüente! Isso faz parte dos alertas contra o câncer de pele. Carecas devem ter atenção extra.

Pode não ter charme e parecer coisa de velho, mas usar chapéu de aba larga, com ventilação, em vez de boné é a melhor forma de proteção contra a ação nociva dos raios solares sobre as regiões com maior risco de câncer de pele: as abas do nariz, a curva superior das orelhas, o couro cabeludo, os lábios.

Estas são áreas sobre as quais os raios do sol incidem de forma mais direta, num ângulo de 90 graus. Os bonés acabam protegendo mais apenas a testa e os olhos. Toda a lateral do rosto e da cabeça fica exposta.

Quem chama atenção para isso é um jovem surfista e fotógrafo nas horas vagas, o médico dermatologista Arthur Tykocinski. Ou seja, alguém que passa sempre muitas horas exposto ao sol e que, no consultório, tem contato com os problemas de saúde provocados pela exposição inadequada. Ele é especialista em Transplante Capilar, daí os alertas que faz também sobre os cuidados com os cabelos e o couro cabeludo.

"O couro cabeludo é pele, e precisa também de proteção, mesmo para quem não é calvo nem careca", diz Tykocinski. "Indico para as pessoas mais calvas que passem filtro solar spray fator 30."

No verão, a ocorrência de dermatite também é mais freqüente: com o uso de produtos inadequados, muito oleosos, nos cabelos, é como se eles "fritassem", levando ao aparecimento de lesões e coceira. Este também é um dos motivos para a lavagem constante, seja dos chapéus, seja dos bonés.

Como aplicar filtro solar

Passar um pouquinho só, para fazer render o filtro solar, não adianta nada. Pior: a pessoa acredita estar protegida, se expõe mais ao sol, e os danos à pele são maiores.

Passar uma vez só, na hora que chega à praia, sem fazer reposição após o banho de mar ou de piscina nem depois de transpiração excessiva ou mais de duas horas de exposição ao sol também não resolve.

"O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas ou após contato com água ou suor excessivo", recomenda Tykocinski. E ele chama a atenção para uma equação importante: a do tempo de exposição x o FPS (Fator de Proteção Solar).

"Usar um protetor solar com FPS 30 para uma exposição solar de meia hora é mais eficiente do que um com FPS 60 por 4 horas, por exemplo", diz Tykocinski.

Na hora da compra, é importante levar isso em consideração. Principalmente porque o preço dos protetores solares é o principal fator limitativo para o uso do produto. Tanto que a Sociedade Brasileira de Dermatologia faz pressão para que o governo forneça nos postos de saúde filtro solar gratuito para a população, da mesma forma que fornece camisinha.

Uma campanha para detecção de câncer de pele realizada em 35 postos de saúde em São Paulo, em 2005, que atendeu a 13.420 pessoas, detectou que 68,6% delas apontaram o preço do produto como o motivo impeditivo para o uso. E 1.288 delas tiveram diagnosticada a doença.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.