13/09/2025  20h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
26/01/2006 - 17h02
A inteligência das sequóias
Artur de Carvalho - Agência Carta Maior
 

Eu fico pensando no que adianta a gente ficar estudando tanto. Pois não adianta nada, se você quer saber. O ser humano orgulha-se de ser inteligente, mas os bichos parecem-me ser muito mais felizes do que o ser humano. Pode dar uma olhada. Nos bichos soltos, é claro, porque bicho preso é tudo triste. Mas os bichos que vivem soltos, dá só uma olhada. Nos passarinhos, leões, avestruzes. Eles são muito mais felizes do que nós.

Tudo bem. Você pode argumentar que os bichos podem até ser mais felizes do que nós, mas que, em compensação, vivem muito pouco. Que a inteligência fez o ser humano durar mais. A invenção de remédios, o saneamento básico etc. e tal. Bem, sinto muito informar, mas esse é um argumento meio furado. Veja aí a tartaruga. A tartaruga dura duzentos, trezentos anos, e a gente não pode dizer que a tartaruga seja o bicho mais inteligente do mundo. Ou as sequóias. Você sabia que, no nordeste da Califórnia, uma sequóia, uma árvore da família dos pinheiros, tem cerca de 800 anos de idade e foi identificada pela equipe do Guiness Book como o ser vivo mais velho na face do planeta? É isso mesmo. O ser que melhor se adaptou a Terra, com suas mudanças de clima, seus terremotos, furacões e vulcões, não foi o ser humano, com toda a sua inteligência, seus i-pods e celulares, mas uma árvore, cujo QI, convenhamos, não deve ser lá uma coisa muito espantosa.

Quer dizer, se a inteligência não serve para sermos mais felizes nem para durarmos mais, para quê diabos serve a inteligência? Pois não serve para nada, é isso o que eu estou querendo dizer. Só serve para a gente ficar pensando em bobagens, como o que será que vai acontecer depois que nós morrermos, ou como será que tudo isso começou, esse tipo de bobagem. Ser muito inteligente, pra te falar a verdade, chega mesmo a atrapalhar. Já imaginou se todo mundo ali, no campo, fosse uma espécie de Einstein ou coisa parecida? Pois ia morrer todo mundo de fome. Ia todo mundo ficar querendo descobrir como é que a gravidade pode influenciar na dinâmica do tempo, e ninguém ia plantar um pé de alface.

Ser inteligente não quer dizer que você ou eu vamos ser mais felizes. Olha aí a Hebe Camargo. Ou o Alexandre Frota. Eles estão sempre rindo, achando tudo muito legal e...

- Tudo bem, filho, se você não quer fazer faculdade, por mim tudo bem.

- E o pai?

- É, ele eu não sei se você vai conseguir enrolar com esse papinho, não...

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.