13/09/2025  17h52
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
01/02/2006 - 17h12
Você colocaria uma bomba na boca?
Francisco Marziona
 

Os atendimentos clínicos diários são sempre recheados de conversas com os pacientes. Geralmente, a recomendação mais ouvida é para pararem de fumar. O paciente fumante tem a sensação de que o cigarro não faz mal algum e, além disso, pode parar quando quiser. O problema é que não quer. Ele até mesmo já sabe que o cigarro é uma das principais causas do câncer no pulmão, garganta e bexiga. Mas decide que vai deixar o vício mais adiante. Só que, quando der sinais, o câncer já estará instalado e então só restará ao paciente rezar para que não esteja em estado avançado.

O cigarro contém mais de 2.000 substâncias nocivas ao organismo humano, além de bilhões daquelas perversas moléculas de radicais livres. Além dessas substâncias, existem outras que certamente a maioria dos fumantes desconhece. Uma delas é a pólvora. Você colocaria uma bomba na boca? Sim, a pólvora é incluída na composição do cigarro para facilitar sua queima. Com isto, quando se traga, a brasa na ponta do cigarro chega a aproximadamente 900ºC. E como dói uma queimadura de cigarro! Além disso, ele queima a garganta e o pulmão.

As outras substâncias são a naftalina (exatamente aquela de matar barata), o methoprene (substância antipulgas), o cádmio (material contido na pilha) e o chumbo (contido na tinta para cabelos). Essas substâncias são altamente tóxicas para o organismo e nosso cérebro, além do formol - que, com certeza, não é para conservá-lo jovem. Ao contrário, o cigarro envelhece a pessoa devido à enorme quantidade de radicais livres inalados durante a tragada.

Ao paciente que insiste que pode parar quando quiser, é necessário explicar que a famosa nicotina, conhecida por todos como substância que vicia, penetra o cérebro facilmente, já que a indústria do fumo adicionou acetona ao cigarro (aquela de tirar esmalte da unha) e amônia (aquela de limpar pisos e azulejos) para facilitar e aumentar a absorção de nicotina pelo pulmão e também pelo cérebro. A cada tragada, a pessoa fica mais e mais viciada.

À parte das substâncias nocivas, parar de fumar é um ato de amor. O ar poluído do cigarro contém, em média, três vezes mais nicotina e três vezes mais monóxido de carbono e, até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que entra pela boca do fumante, depois de passar pelo filtro do cigarro.

Adultos não-fumantes e que convivem com fumantes têm um risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não convivem com fumantes.

Em crianças, ocorre com mais freqüência resfriados, sinusites, infecções de garganta e de ouvido, além de asma, bronquite e broncopneumonia, quando pelo menos um dos pais fuma dentro de casa. Inclusive, a quase desconhecida Síndrome da Morte Súbita em Bebês tem uma ocorrência cinco vezes maior quando um dos pais é fumante.

O total de mortes devido ao uso do fumo é de aproximadamente cinco milhões por ano no mundo, ou seja, mais ou menos dez mil mortes por dia. Pacientes com câncer e que não param de fumar, têm uma evolução da doença pior do que aqueles que param de fumar, além de efeitos colaterais do tratamento exacerbados.

Hoje há muitos métodos para parar de fumar. Além de um acompanhamento psicológico dirigido, há diversas drogas disponíveis e diversos serviços médico-hospitalares de apoio ao fumante que deseja se ver livre do vício. Fica a cargo de cada um se decidir por ter uma vida mais saudável, contribuindo também com aqueles a quem se ama.


Nota do Editor: Dr. Francisco Marziona é oncologista clínico do Hospital Santa Paula e do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.