13/09/2025  18h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
03/02/2006 - 16h02
Ex é barra
Juliano Martinz
 

"Quem nunca amou, nunca sofreu", diria o poeta Lucas Messina. Digo mais: quem nunca teve Ex, nunca sofreu elevado ao cubo. Pois é, Ex é isso. Ex é sinônimo de sofrimento, de tortura, de insônias. Ex é sinônimo de lembranças que preferiríamos deixar sob setenta e sete palmos de terra (já que sete é muito pouco). Mas Ex sempre está acima da terra, sempre. Às vezes, um metro e setenta. Às vezes, um metro e oitenta. Depende da nossa altura, para ficar bem diante de nossos olhos.

Digo mais: Ex é mutante. Passa de chata maçante à princesa etérea da noite pro dia. Antes da Ex dar um pé na bunda da gente, vemos um monte de falhas em sua personalidade. Mas quando tudo acaba e ela (ou ele, dependendo de quem esteja lendo) se torna Ex, ah, aí ficamos que nem idiotas relembrando os momentos mágicos e sublimes que passamos juntos (se esses nunca existiram, a gente acaba inventando). E isso me faz perguntar: Por que toda Ex é perfeita só quando é Ex? Ex podia ser cheia de defeitos, não é verdade? Pensem comigo: durante o relacionamento, a pessoa com quem estamos é a qualidade personificada. Mas, se por acaso, tudo acabasse, a gente diria: "Ufa, me livrei duma praga". Mas o que acontece é exatamente o que não deveria acontecer: o contrário. Quando tudo acaba, derrama-se sobre elas um véu de encanto, dignidade e pureza. Elas se tornam envoltas em perfeição, suavidade e em prismatóide (mesmo que a gente nem saiba o que significa "prismatóide")... Só pra exemplificar (e provar), Ex é tão soberana que a gente escreve "Ex" com letra maiúscula, e só na metade da crônica que vai perceber isso.

O pior de tudo é que Ex deve ter sexto e sétimo sentido. Elas sempre sabem onde vamos estar. E sempre aparecem do nada. Não adianta tentar fugir. Tá lá o idiota todo feliz da vida num barzinho, numa festa, quando de repente, quem aparece envolta em perfeição, suavidade e pureza? Não há como fugir. Quem pode fugir de uma pessoa com seis ou sete sentidos? Isso já é covardia. Covardia no último. Ex a gente só quer encontrar se for pra pedir pra voltar (e se ela aceitar, vira ex-Ex???). Do contrário, a gente não quer ver Ex nem em fotografia. (E por falar em fotografia, quem nunca rasgou foto de Ex? Pior: quem nunca juntou pedaços de foto de Ex e colou com Durex, e ainda ficou pensando que, mesmo toda rasgada, e faltando um olho e um pedaço do queixo, ela ainda é perfeita?)

Pois é, mas pior que encontrar Ex, é encontrar Ex acompanhada. Ah, aí a gente pede pra morrer. Haja lenço de papel! A gente fica sensível pra cacete. Até Welcome to the Jungle, do Guns, faz a gente chorar. Ex tem esse poder inigualável. Ex é poder absoluto. O governante que perceber isso, e juntar um exército de Ex, vai ganhar todas as guerras e conquistar o mundo. Isso se ele não tiver uma Ex também.

Agora se depois de ler tudo isso você me disser que nunca sofreu por causa de Ex, então, isso significa que VOCÊ é o(a) Ex de alguém! Envolto(a) em prismatóide e tudo o mais...

Nota: Juliano dedica essa crônica à sua Ex, à sua futura-Ex, e até à sua Ex-futura-Ex.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.