13/09/2025  18h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
16/02/2006 - 10h05
Política e politicalha
Ronaldo Teixeira - Agência Carta Maior
 

Em ano eleitoral, vale a pena relembrar alguns tópicos da velha questão entre o que é política e o que é politicalha. E o faço pegando carona na máxima do francês André Gide que já dizia: "tudo já foi dito uma vez, mas como ninguém escuta, é preciso dizer de novo".

Apesar da grande proximidade entre ambas, causada pelo quase sempre trágico cenário político brasileiro nestes últimos trinta anos, política e politicalha não se confundem. Enquanto a primeira é a arte de gerir o Estado seguindo princípios definidos, regras morais, leis e, até em alguns casos, tradições respeitadas, a segunda pode ser resumida na exploração deste mesmo Estado em benefício de interesses pessoais.

E isto é o que basicamente estamos acostumados a ver. Vide os escândalos de corrupção, como os atuais com as tantas CPIs no governo do PT. Só que não devemos recuar diante desse decepcionante quadro, mas, antes de tudo, reforçar a ação de cidadania que cabe a cada um de nós, ou seja, procurar sempre participar da vida política, seja nas esferas municipal, estadual ou federal. Porque aquele nefasto imposto que você paga a contragosto, aquela louca sinalização de trânsito, aquele elefante branco no seu município, isso e muito mais brotam dos legislativos e executivos.

O que me faz lembrar de outra máxima: "conhecimento, sem visão e força moral, gera tecnocratas. Força moral, sem visão e conhecimento, gera ideólogos. Visão, sem força moral e conhecimento, gera demagogos". Se você não a conhecia, espero que ela o ajude na escolha do perfil dos políticos que elegeu e, principalmente, dos que ainda pretende eleger.

Mas todo esse grave cenário social que o país apresenta, causado principalmente pela ausência do Estado no cumprimento de seus deveres, não deixa de ser também um reflexo da característica de um Estado corrupto, este que é facilmente identificável pelo seu imenso número de leis.

Por isso é bom a gente se ligar na política e escolher bem os candidatos. Porque, se você é um daqueles que afirma não gostar de política, e geralmente faz parte daquele outro grupo que nem sequer lembra em qual candidato votou na última eleição, pode ter a certeza de que continuará, mal ou bem, sendo governado por aqueles que gostam. E, o que é pior, engrossando a fileira da politicalha.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.