13/09/2025  18h05
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
17/02/2006 - 08h01
Lancheira sob vigilância na volta às aulas
 
 

Na volta às aulas é importante ficarmos atentos na alimentação saudável das crianças. Segundo o endocrinologista e nutrólogo da Unifesp Doutor João César Castro, os pais precisam orientar os filhos a optarem por cardápios leves e balanceados. "A alimentação saudável deve começar desde a infância. Frutas, legumes e verduras devem ser incluídos desde cedo no cardápio", afirma.

A obesidade e o excesso de peso entre crianças e adolescentes são considerados problemas de saúde pública. A má alimentação e a falta de atividades físicas são os principais fatores que acarretam o aumento dos índices de obesidade no país.

Além da fácil disponibilidade de alimentos ricos em gorduras e calorias presentes nos restaurantes fast foods, outro fator relevante, é que na maior parte das vezes os hábitos alimentares dos pais contribuem para o desenvolvimento da obesidade do filho.

Se deixarmos a escolha dos alimentos na mão da criançada, teremos uma lancheira cheia de bolachas, salgadinhos e guloseimas ricas em calorias e gorduras.

Visto que os jovens passam um longo período na escola, algumas mudanças positivas no ambiente escolar devem ser feitas.

Na hora de preparar o lanche é importante pensar na diversidade, no sabor e no prazer de comer. "Lanches e alimentos coloridos ajudam a abrir o apetite, despertam o interesse e educam o paladar", explica doutor João.

Abuse de frutas, principalmente agora no verão. Os alimentos mais calóricos podem ser consumidos se acompanhado de outro mais saudável. A substituição do pão comum ou de forma, pelo pão integral é uma boa saída, pois alimentos integrais são ricos em fibras e sacia por muito mais tempo.

"O mais indicado é que o lanche da criança seja um sanduíche com carnes magras, de preferência peito de peru e frango, ou até mesmo presunto sem gordura. A maionese não é aconselhada, mas pode ser substituída por requeijão light. Os refrigerantes devem ser trocados por sucos naturais ou bebidas com leite ou soja e não calóricas", diz o endocrinologista.

Além dos cuidados na hora da preparação do lanche em casa é importante ressaltar que os cardápios oferecidos pelas cantinas das escolas, na maior parte das vezes ricos em calorias, devem ser evitados ou substituídos por assados. "Se for utilizar salgados, os mais indicados são as esfihas e pães de queijo, nunca frituras".

A alimentação correta na infância pode seguir por toda a vida, evitando problemas futuros.

"A infância e a adolescência são períodos muito importantes no desenvolvimento físico e mental, por isso é importante manter uma dieta saudável também para o desenvolvimento individual", finaliza Dr. João César.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.