13/09/2025  18h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/02/2006 - 11h34
Médicos alertam sobre lesões durante o Carnaval
 
 
Movimento no pronto-socorro aumenta de 4 a 5 vezes durante o feriado

O Carnaval é uma época de diversão para muitos e trabalho dobrado para alguns. O coordenador do serviço de ortopedia do pronto-socorro do hospital VITA Curitiba, Bruno Moura, afirma que, nessa época, o movimento de pacientes chega a ser cinco vezes maior, devido aos acidentes de trânsito (que aumentam com o consumo de bebidas alcoólicas) e lesões de todos os níveis - principalmente nos membros inferiores.

Uma medida bastante simples, que pode evitar maiores incômodos, é a escolha do calçado para a folia. Moura aconselha o uso de calçados confortáveis, de sola macia - de preferência um tênis. "O salto alto aumenta os riscos de lesões nos pés e tornozelo, além de cansar mais o folião, provocando dores musculares na perna", lembra o ortopedista.

Outro cuidado importante é o solo onde vai pular. "Terrenos irregulares, como a areia, exigem maior esforço físico e aumentam o risco de torções", adverte Moura. O ideal é dançar na rua ou, ainda, em salões.

O ortopedista Mário Namba lembra que dançar é uma atividade física e, para tanto, deve-se estar acostumado a praticá-la freqüentemente. "Se o folião não está habituado a fazer exercícios físicos e abusa da dança durante o feriado, pode se machucar", adverte. O conselho é que se faça tudo moderadamente, mas, caso as articulações (principalmente joelho e tornozelos) comecem a doer, o ideal é descansar um pouco. "Deve-se sentar com os membros elevados e, se o local estiver inchado, uma compressa gelada ajuda", orienta.

Para aqueles que já sofreram traumas no joelho ou tornozelo, é importante conversar com o médico antes de sair atrás dos blocos de rua. "Se a articulação está dolorida, inchada ou se houve redução do movimento, o ideal é evitar a dança durante o Carnaval", indica Namba. "Para quem nunca teve lesões desse tipo, um alongamento, principalmente nos membros inferiores, e moderação são medidas simples para não voltar para casa com problemas", conclui o ortopedista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.