13/09/2025  15h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
18/03/2006 - 19h25
Quantas mortes existem numa locadora de vídeo?
Chico Guil - Agência Carta Maior
 

Tornou-se obsoleto falar mal dos americanos depois que caíram as ditaduras da América. Se os ianques financiavam o regime dos nossos generais, como criticá-los agora que estamos em plena democracia morrendo da mesma fome?

Descer o sarrafo no império, demonstra a história, não resolve absolutamente nada. Eles continuam promovendo a guerra, sugando nosso sangue, mas o que podemos fazer? A tecnologia dos vampiros do Norte já põe robôs em Marte, enquanto nós sequer conseguimos enfiar um satélite na órbita terrestre! Como poderíamos combater os mísseis do Bush? Pelo que meu irmão conta, quando lembra do seu tempo no exército brasileiro, de cada cinco balas do fuzil utilizado para treinamentos militares, apenas duas detonavam. Isso na década de 70. Como o tempo costuma enferrujar os cartuchos, é de se esperar que hoje o velho fall detone uma em cada dez. Não dá para segurar nem os paraguaios.

Mas é muito chato ver nossos filhos sendo envolvido nessa cultura burra dos americanos. Essa gente consagra seus talentos a promover e exaltar a morte, quando a existência, por sua essência, é a vida. Mesmo por trás do canto mavioso de seus filmes românticos há sempre uma morte trágica provocada por uma alma demoníaca. Possuem fixação pelo crime, pelo demônio, e transmitem ao mundo esse saber maravilhoso.

Pior é constatar que toda emissora brasileira de TV transmite semanalmente pelo menos sete filmes com tiros e assassinatos, importados de "lá". Os mais freqüentes contam histórias de serialquilers, uma das maiores paranóias americanas, onde se junta o terror da morte com o medo da loucura. Uma arte sanguinária, que ao fim do II milênio os põe a perguntar-se "por que nossas crianças se tornaram assassinas?".

Dias atrás, instalou-se uma locadora de vídeo aqui perto de casa. Fui dar uma olhada.

- Tem aí algum filme europeu?

- Não.

- Um filme italiano. O Quinteto Irreverente, Leolo, Amarcord ...

- Não.

- Um daqueles filmes escandinavos, que falam daquelas verdades cortantes, que mostram uma realidade...

- Desculpe, senhor, não temos.

- Quem sabe um romântico filme francês... Claude Lelouch ...

- Não.

- Um desses filmes que nos ensinam a ser menos azedos... sabe, moço, um daqueles filmes que conseguem ser fascinantes mesmo sem o auxílio de uma magnum ou uma escopeta.

- Não. Mas... espere um momento. Acho que sim. Temos, sim. Um filme italiano. Aguarde um pouco que vou dar uma olhada lá no depósito. Sabe como é, abrimos ontem, a gente ainda não conseguiu organizar tudo aqui.

- Compreendo.

Logo que ele saiu da sala olhei para o lado e vi Mel Gibisão me apontando uma arma. Desviei os olhos e dei com João Cláudio Vão Drama. Em sua boca quadrada, com seus dentes cerrados tirava o pino de uma granada. Tentei fugir, mas logo fui cercado por Roberto de Miro, Silvestre Está na Lona e Adalberto Beteforde. Cada um me mirava com uma bazuca e esbravejava: "Devolva meu punhado de dólares, seu sanofpitche"! Comecei a enfiar as mãos nos bolsos em busca de pelo menos um centavo de real. Nada. Só umas sementes de milho. Por sorte chegou o dono da locadora e me salvou.

- Eu estava certo - disse ele. - Tinha mesmo um filme italiano. Dê uma olhada.

Na capa da fita havia uma foto da loiríssima Ciciolina, brincando com uma arma que não fica bem descrever nas páginas de um site familiar.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.