12/05/2021  18h18
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Evely Reyes
29/05/2013 - 11h11
Presentes do aniversário de uma vegana
 
 
Arquivo ER 

Enveredando pelo maravilhoso caminho do veganismo, resolvi visitar uma loja situada na Galeria do Rock, em São Paulo, que se encontra instalada no 3º andar, do nº 439 da histórica Avenida São João.

Fiquei encantada com a variedade de produtos que a Arte Vegan oferece aos que ali chegam e tive que me controlar, pois queria levar de tudo um pouco.

Impossível não comprar o livro da Sonia T. Felipe – “Galactolatria: mau deleite” e algumas camisetas com dizeres sobre libertação animal ou também sobre a importância de respeitar os bichos, que devem ser nossos amigos e não componentes do prato principal das refeições.

Doces e salgados, revistas, receitas, botons e muitos outros artigos enriqueciam as prateleiras dessa simpática loja que tive a oportunidade de conhecer.

Para quem não sabe ainda, do ponto de vista nutricional, o vegano é aquele que não consome a proteína animal e nem seus derivados, como por exemplo, o leite, o queijo ou o mel, pois não quer ser conivente com o sofrimento por que passam os seres vivos no processo da indústria de alimentos. Mas essa ideologia não se resume nisso, pois abrange o boicote a qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), que se estende àqueles que dependem de testes em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.

Parte-se do princípio de que os bichos são donos de suas próprias vidas e não propriedade, razão pela qual não podem e nem devem ser utilizados como mercadoria, enfeite, comida, cobaia, entretenimento ou qualquer outra forma de exploração.

É uma ideologia que prima pelo respeito a todos os seres não humanos.

Diante disso considero importante fazer a divulgação dessa filosofia de vida e sempre que surge uma oportunidade fico ansiosa por apresentar às pessoas essa alimentação sem crueldades, alicerçada nas proteínas vegetais.

Com o intuito de almoçar na companhia das amigas Heriete e Emília, solicitei nessa loja a indicação de restaurante do gênero e Loving Hut foi o espaço aconchegante para onde nos dirigimos.

Situado à Rua França Pinto, nº 243 - Vila Mariana, ele faz parte de uma rede internacional de restaurantes veganos, que recentemente inaugurou unidades em outros estados do Brasil, bem como em diversos países, entre eles a Austrália, Estados Unidos, Coreia, Reino Unido. Preconiza a paz, o amor e a harmonia entre todos os seres vivos e o planeta, oferecendo uma dieta à base de vegetais, compassiva aos animais e contra a degradação do ecossistema.

Assim, estávamos eu e minhas amigas almoçando neste simpático lugar, em meio a uma conversa deliciosa e colocando todas as histórias em dia, quando percebi a chegada de uma pessoa que não me era estranha. Tive a curiosidade de fazer contato e confirmei ser a Silvana Andrade, que conheço pela internet.

Além de vegana convicta e jornalista muito competente, já foi editora-chefe da Cultura, Manchete, Record, Globo News e também trabalhou em empresas privadas e órgãos governamentais. Minha admiração pela Silvana é grande, pois ela é membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil e como idealizadora, teve a iniciativa de fundar a ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) manifestando assim seu comprometimento com a causa animal da forma mais inteligente possível.

Ano passado foi convidada juntamente com outros brasileiros e ativistas do mundo inteiro para palestrar na Conferência Internacional dos Direitos dos Animais, em sua segunda edição, ocorrida em Luxemburgo. Um orgulho para todos nós protetores brasileiros, termos a representante da ANDA num evento desta magnitude.

Ao longo de seus quatro anos de existência, este querido portal de notícias recebe uma média de 20 mil visitas por dia dos mais de 80 países que atinge, com suas informações atualizadas minuto a minuto sobre a defesa, exploração e as muitas atitudes tomadas em favor dos animais. É um sucesso.

Graças à competente cobertura jornalística, ao envolvimento e repercussão junto à internet a TAM deixou de fazer o transporte dos primatas que tinham como destino seu uso nos laboratórios dos EUA. Mais uma vitória da ANDA, dentre tantas outras nesse árduo percurso trilhado em prol dos bichos.

Há tempos acompanho o trabalho desenvolvido por esta agência e encontrar a Silvana naquele dia também foi um presente de aniversário, não só pela pessoa especial que é, mas por tudo que representa. Importante constatar o quanto a ideologia do veganismo está em expansão e que acima de qualquer coisa é o amor dos nossos corações, a grande energia propulsora que nos mantém unidos em amizade e compaixão a todos os seres vivos, humanos ou não humanos.


Nota do Editor: Evely Reyes Prado, reyesevely@yahoo.com.br, paulistana, formada em Direito pela PUC-SP, morou em Ubatuba por vinte anos, onde aposentou-se pelo Tribunal de Justiça - SP e foi integrante da APAUBA - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba. É autora de contos em Antologias diversas, e dos livros “Tudo Tem Seu Tempo Certo” e “Do Um ao Treze”, encontrados através do site www.scortecci.com.br.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
12/05/2021 - 06h16 A serenidade do amor materno
11/05/2021 - 05h46 Mais pedaladas de avós
10/05/2021 - 07h40 Divina confirmação
09/05/2021 - 06h26 Álgebra
07/05/2021 - 06h03 A casa dos silêncios
06/05/2021 - 06h56 Antes de dormir do que morrer
ÚLTIMAS DA COLUNA "EVELY REYES"Índice da coluna "Evely Reyes"
13/06/2018 - 08h13 Chocolate: mais um cão abandonado em SP
21/04/2018 - 07h52 Prefeitura promete castração e muito mais
28/01/2018 - 07h42 Gestão consciente 1 X Crueldade 0
23/12/2017 - 08h39 Bem-vindo o Castramóvel
06/12/2017 - 06h38 Um ilustre ubatubense de coração
18/11/2017 - 08h21 Jantar beneficente no Restaurante Papagalli
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.