29/03/2024  07h25
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
13/02/2021 - 07h21
Antes, durante e depois do Carnaval
Alisson David Silva
 
Como se preparar em 5 passos?

Todo mundo sempre quer iniciar uma dieta após o carnaval devido aos “estragos” que ocorrem nesse período, como abuso de alimentos com alto valor calórico, noites em claro e, principalmente, o consumo excessivo de álcool. Mas o que fazer para evitar um grande prejuízo? Separamos 5 dicas importantes:

Evite consumir gorduras, sal e açúcar em excesso

O ideal é retirar a gordura da carne e demais alimentos para consumir, e também evitar alimentos ricos em açúcar. Tente consumir alimentos sem adicionar açúcar e sal nas preparações, substituindo por temperos naturais. Os alimentos gordurosos são mais calóricos e têm uma digestão mais demorada.

Consuma vegetais e frutas

Os vegetais devem fazer parte do seu prato em pelo menos duas refeições, e as frutas devem ser variadas, de 3 a 5 porções diárias. É importante consumir diferentes frutas ao longo do dia, já que são fontes de diferentes vitaminas e minerais.

Mantenha-se hidratado

Principalmente para aqueles que costumam passar da conta na bebida, devem lembrar que o álcool tem calorias e o organismo demora para eliminá-lo, além de outros efeitos deletérios ao organismo. Para evitar a ressaca indesejada, cuide da hidratação. Se exagerar na bebida, no dia seguinte, tome água seguindo a seguinte indicação: de 30 a 35 ml por quilo, ou seja, se você pesa 100 kg, deve consumir no mínimo 3 litros de água.

O que fazer depois do carnaval?

Devido à alimentação rica em sódio, pobre em hidratação, sono desregulado e demais fatores, a retenção de líquido é percebida. O que não se deve fazer é querer se encher de diuréticos, dietas malucas que restringem ao máximo sua alimentação. Volte à rotina normal, regule suas horas de sono, pois isso interfere diretamente no metabolismo. Reestabeleça um bom nível de hidratação, volte aos seus hábitos alimentares saudáveis, lembrando sempre de incluir frutas, verduras e legumes na sua alimentação. Evite o consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados. Não se cobre, apenas volte aos hábitos saudáveis.

Procure um profissional

Cada pessoa é um ser único e só um nutricionista vai saber como manter uma boa alimentação de acordo com o que o corpo de cada um exige. Não caia nas armadilhas das dietas milagrosas, pois é a sua saúde que está em jogo. 

Por isso, a dica de ouro é maneirar durante o Carnaval, e se exagerar, não procure soluções rápidas para resolver o problema. Em vez disso, respeite o seu corpo, consulte um profissional da área e mantenha o equilíbrio que o organismo dá conta do restante.


Nota do Editor: Alisson David Silva é professor do curso de Nutrição do Centro Universitário Internacional Uninter.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.