27/01/2022  03h09
· Guia 2022     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
30/11/2021 - 06h04
Beach tennis é bom, mas...
 
 
Glaucoma e fratura da órbita ocular são lesões que podem ocorrer devido à bolada na região do olho

O beach tennis, ou tênis de praia, é um esporte que conquistou os brasileiros, principalmente na cidade de São Paulo. Em meio aos arranha-céus e pouco espaço verde, as quadras de beach tennis podem ser chamadas de “praia do paulistano”.

Apesar do esporte ser fundamental para uma boa saúde, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir traumas oculares. De acordo com a oftalmologista Dra. Tatiana Nahas, Chefe do Serviço de Plástica Ocular da Santa Casa de São Paulo, houve um aumento do número de pacientes que chegam ao consultório após um acidente em uma quadra de beach tennis.

“O grande problema é que a bola usada no beach tennis se encaixa perfeitamente na órbita ocular. Além disso, ela chega em alta velocidade ao olho e pode causar traumas importantes”, diz a médica.

De acordo com um estudo “The global impact of eye injuries”, mais de 1,6 milhão de pessoas em todo o mundo perderam a visão por trama ocular. Outras 2,3 milhões apresentam baixa visão bilateral e 19 milhões cegueira unilateral.

Risco de glaucoma

“Um dos principais riscos de uma bolada no olho é o desenvolvimento do glaucoma secundário. O glaucoma é uma série de condições que afetam o nervo óptico e que podem levar à cegueira. O principal fator de risco é o aumento da pressão intraocular (PIO).

O trauma da bolada pode causar a elevação da PIO. Isso, por sua vez, pode danificar o nervo óptico. A consequência, sem tratamento, é a perda definitiva da visão.

Urgência oftalmológica

“A recomendação é que logo após o acidente, a pessoa procure um oftalmologista ou ainda um pronto-socorro oftalmológico para avaliação. Não é uma situação em que a pessoa pode esperar para o atendimento”, ressalta Dra. Tatiana.

Alguns sintomas são importantes e devem servir como um sinal vermelho para socorro médico. Entre os principais estão dor no olho, sensibilidade à luz, visão turva e hemorragia ocular.

Fratura e queda da pálpebra

Uma bolada nos olhos também pode causar uma fratura da órbita ocular, o osso que suporta o globo ocular. Outra possível consequência é a ptose palpebral mecânica, causada pelo trauma.

Prevenção é simples

A boa notícia é que é perfeitamente possível prevenir esse tipo de acidente durante uma partida de beach tennis.

“A recomendação é sempre usar óculos de proteção para praticar o esporte. É um item que tem um preço acessível e pode ser encontrado em lojas de esporte e na internet. Esse tipo de óculos também é encontrado na versão com lentes UVA/UVB, que é o ideal para proteger os olhos dos raios nocivos do sol”, encerra Dra. Tatiana.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
09/01/2022 - 06h30 Cura pelo hábito
08/01/2022 - 05h33 É possível engravidar com mioma no útero?
07/01/2022 - 05h54 Acidentes com crianças nas férias de verão
06/01/2022 - 05h58 Brincar ao ar livre faz bem para os olhos
31/12/2021 - 06h22 Voluntários retomam aos poucos ações em hospitais
21/12/2021 - 06h21 Dicas de como dormir melhor no verão
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2022, UbaWeb. Direitos Reservados.