21/08/2025  12h33
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Terceiro Setor
11/10/2008 - 13h17
O mar como inclusão social
 
 
Salva Surf Resgate Brasil leva crianças para o litoral no intuito de formar novos cidadãos

Caminhando para o futuro fazendo o bem para quem não tem. É com este lema que a ONG Salva Surf Resgate Brasil deseja ampliar sua atuação em prol da vida. Fundada no ano de 2000, em Florianópolis (SC), a entidade utiliza a prática do surf para treinar e capacitar surfistas voluntários com ensinamentos básicos de primeiros socorros e salvamento aquático. E é justamente nele, o mar, que a ONG planeja realizar um trabalho com crianças da Casa das Crianças, em Rio Claro, interior de São Paulo.

"A intenção do Salva Surf é resgatar e ajudar no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes em risco social", esclarece Luiz Fernando do Prado, diretor de marketing do Salva Surf Brasil e presidente do Instituto SOS Sem Fronteiras. "Visamos promover a auto-estima através de relacionamentos e por meio de atividades diversificadas", continua. Tendo o mar como ferramenta de trabalho, o diretor aposta na inclusão. "Vamos levá-los para conhecer a praia como forma de premiá-los por bons comportamentos, favorecendo assim, a socialização e convivência em grupo".

A parceria com a Casa das Crianças foi fechada recentemente e a proposta da ONG agradou. "Eles acharam a idéia ótima e nos parabenizaram por essa iniciativa", afirma Luiz Fernando que foi recebido pela assistente social Rosalina Silva, coordenadora do projeto na entidade. A instituição, fundada em 4 de outubro de 1952, já atuou como internato e abrigo. Depois de 2003, seu foco passou para a prevenção e a perspectiva sócio-educativa, atendendo atualmente 130 crianças e adolescentes.

No projeto da ONG, 12 crianças serão escolhidas mensalmente para passarem um dia com a equipe do Salva Surf Resgate. "Além de elas irem conhecer o mar, iremos realizar palestras educativas, orientando sobre questões ambientais, consumo de energia, lixo reciclado e convivência em grupo", conta Prado. Aulas de surf também estão no cronograma, assim como ensinamentos básicos de primeiros socorros e salvamento aquático, de acordo com a idade de cada uma.

Outra ação que visa ajudar a quem precisa é a campanha que será lançada até o final do mês de outubro. "A cada compra da camisa oficial do Projeto Salva Surf Resgate, uma será doada para as crianças das instituições parcerias", avisa Luiz Fernando. A campanha será veiculada no site Waves.Terra e no site da Salva Surf, além das lojas credenciadas. "Vamos mostrar que com pequenas ações é possível fazer diferença na construção de um mundo melhor".

A ONG - Com oito anos de experiência nas praias de Florianópolis, a ONG Salva Surf Resgate Brasil está estendendo suas ações no litoral brasileiro. Aproveitando a prática do surf, a entidade treina e capacita surfistas voluntários com ensinamentos básicos de primeiros socorros e salvamento aquático. Desde 2000, cinco mil voluntários já passaram pelo curso e cerca de duas mil vidas foram salvas. Agora, o objetivo é desenvolver células da organização em várias cidades brasileiras e firmar o conceito de que salvar vidas é um dever de todos.

"A principal ação é treinar surfistas voluntários, não só em salvamento aquático, mas principalmente em atendimentos de primeiros socorros. Porque em qualquer situação de acidente, seja no mar ou na terra, ele poderá tirar a pessoa da situação crítica e aguardar a chegada do Corpo de Bombeiros, para que atue com mais eficiência ao socorro da vítima", explica Luiz Fernando do Prado.

Para implantar as células e sustentar a estrutura em cada cidade, Luiz Fernando desenvolveu uma linha de confecção entre bermudas e camisetas no intuito de arrecadar verba para o projeto. "O Salva Surf Resgate está se transformando na primeira marca de surf social do Brasil. Ou melhor, não queremos ser marca e sim uma causa nobre ajudando a salvar vidas", avisa. No projeto, outras ações estão previstas. "Queremos cuidar de crianças em alto risco social e para isto, um percentual da venda dos produtos será utilizado para que possamos desenvolver trabalhos socialmente corretos e auto-sustentáveis".

Quem quiser investir no projeto, existem alguns caminhos. "Estamos construindo um site onde as pessoas poderão se candidatar e mostrar seu interesse. Outra forma importante de nos apoiar é comprando nossas camisetas e bermudas, ajudando assim, a disseminar nossa causa", comenta. A ONG visitará também faculdades do País para oferecer cursos de primeiros socorros e chamar a atenção da importância de estar preparado para salvar vidas.

Para se tornar um voluntário ou obter mais informações sobre a entidade civil, basta acessar o site www.salvasurf.com.br. Contatos pelo telefone: (48) 3232-7115.

A sede da empresa está localizada na Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, nº 2467, na Barra da Lagoa, em Florianópolis (SC). Horário de funcionamento: das 9 às 18 horas, diariamente.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TERCEIRO SETOR"Índice das publicações sobre "TERCEIRO SETOR"
25/04/2012 - 18h11 O blablablá da sustentabilidade no BB
01/01/2011 - 12h01 LBV: 61 anos de dedicação ao próximo
21/07/2010 - 17h04 Bom exemplo é multiplicador
03/10/2009 - 18h12 Ozanam e o empreendedorismo social
11/04/2009 - 13h11 Lei das OSCIPS comemora dez anos
15/02/2009 - 18h09 SOS Praias conscientiza e agita o verão em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.