21/08/2025  17h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Terceiro Setor
27/10/2004 - 11h20
Um drible nas adversidades
Pauta Social
 
ADD mostra que deficiência não é empecilho para a formação de atletas.

Com o objetivo de difundir e incentivar a prática do esporte adaptado no Brasil, a Associação Desportiva para Deficientes (ADD) foi fundada em 1996 pelo professor de Educação Física Steven Dubner e pela administradora Eliane Miada.

A Associação, que possui uma sede em São Paulo e outra em Minas Gerais, é uma entidade sem fins lucrativos que promove a inclusão e integração do deficiente físico na sociedade por meio da prática do esporte. Hoje, a ADD atende deficientes visuais também nas modalidades Ciclismo Tandem e Escalada.

A Associação oferece diversos programas esportivos para adultos e crianças - mais de 1.640 foram atendidas em 2003 - além de projetos de educação, como o ADD Training, que ensina informática básica para portadores.

"Ao integrar um time ou disputar um campeonato, os atletas superam todos os limites e rompem todas as expectativas, tornando-se verdadeiros campeões", comenta Dubner.

Segundo o professor e coordenador geral da ADD, além de proporcionar mais qualidade de vida aos portadores, a prática esportiva faz com que os atletas tenham mais segurança na sua vida pessoal, mais motivação, se reintegrem a sociedade, potencializem sua capacidade e tenham uma reestruturação psicológica.

Integrando crianças e formando atletas

Bater bola, correr e fazer a cesta. Para alguns adultos, realizar esta seqüência parece algo impossível. Agora tente imaginar uma criança fazendo tudo isso, perfeitamente, só que em cima de uma cadeira de rodas.

Reabilitar crianças portadoras de deficiência por meio do esporte é o objetivo principal do Projeto Crianças, desenvolvido pela ADD. Pioneiro no país, o programa da Associação insere o esporte de uma maneira lúdica, recreativa, propiciando uma reflexão mais saudável sobre o comprometimento da deficiência e fortalecendo a personalidade da criança para que ela tenha mais confiança no seu futuro.

O Projeto Crianças nasceu em 2001 e hoje já atendeu cem portadores de deficiência, de seis a 15 anos de idade, que praticam basquete em cadeira de rodas e natação. As crianças que compõem as equipes de basquete infantil treinam uma vez por semana em ambiente escolar, o que ajuda na integração destas crianças com outras sem comprometimento físico.

"A ADD é a única entidade no Brasil que visa a preparação de crianças para a profissionalização no esporte", comentou o fundador da ADD. Segundo o coordenador geral da entidade, com o programa de formação de atletas, a ADD pode dar continuidade ao trabalho de sucesso iniciado com a equipe adulta de Basquete, a ADD / Magic Hands, que participa de campeonatos por todo país.

Além do treinamento esportivo, a ADD oferece toda a estrutura psicológica e acompanhamento necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, retome suas atividades diárias, seja participativa, ativa e independente.

Mãos Mágicas

Consolidando um trabalho de base responsável e de resultados, a equipe ADD / Magic Hands, time de basquete adulto da ADD, é formado por 15 atletas, considerados os melhores de São Paulo, inclusive, com jogadores que fazem parte da Seleção Brasileira de Basquete.

O treinamento da ADD, com uma equipe técnica especializada, objetiva preparar atletas para reforçar a seleção brasileira e garantir as melhores condições para o atleta desempenhar sua função. O ADD / Magic Hands participa dos Campeonatos mais importantes do país, como o Paulista, o Brasileiro, Copa Brasil, Paraolimpíada de São Paulo, Torneio Início do Estado de São Paulo e Campeonato Sul Americano de Clubes, entre outros.

A equipe ADD / Magic Hands ainda promove jogos de exibição em empresas e clubes, apresentando conceitos de motivação, superação de limites e trabalho em equipe.

Além do apóio à equipe de basquete adulto, a ADD também apóia atletas individuais em esportes adaptados - Projeto Atletas Individuais - nas modalidades atletismo, surf, ciclismo tandem e escalada. Os atletas da ADD vêm se destacando em competições nacionais e internacionais, como os maratonistas Fernando Aranha e Paulo de Almeida.

O esporte adaptado tem crescido muito nos últimos anos e já alcança resultados surpreendentes. Um dos exemplos é a quantidade superior de medalhas que a Equipe Paraolímpica Brasileira conquistou - dez a mais do que a Equipe Olímpica Brasileira nas Olimpíadas de Sydney, em 2000.

Capacitação profissional e educação

Reintegrar o portador de deficiência de maneira produtiva na sociedade é o objetivo do Projeto ADD Training, promovido pela Associação, voltado à capacitação profissional do portador de deficiência física.

Com os cursos nas áreas de informática básica, os portadores de deficiência podem se atualizar e se capacitar para o mercado de trabalho. As aulas são realizadas na própria sede da ADD, em São Paulo, quatro vezes por semana. A Associação também realiza freqüentemente cursos diversos que possam ajudar na complementação da renda familiar, como artesanato e culinária, entre outros.

O exemplo do atleta portador de deficiência

"Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez" - este é o tema da palestra que o professor Steven Dubner ministra em empresas, universidades, clubes, escolas e associações, considerada uma dez melhores palestras de todo país pelos maiores empresários brasileiros e Associações de RH.

Com uma bagagem de mais de 25 anos de experiência com o esporte adaptado, o fundador da ADD fala sobre superação de limites, motivação e auto-estima em uma palestra empolgante, emocionante e surpreendente.

"Nessa palestra é traçado um paralelo com o esporte adaptado para deficientes físicos e o desafio dos negócios, estratégia, gerenciamento de dificuldades, superação e trabalho em equipe. Afinal, nos dias de hoje, precisamos estar aptos a enfrentar desafios, tomar decisões importantes e enxergar oportunidades. Para que um indivíduo dê o melhor de si em todas as suas ações na vida, é preciso que ele esteja motivado e consiga superar-se sempre", revelou Dubner, que já ministrou mais de mil palestras.

A verba arrecadada com as palestras é revertida para a compra de cadeira de rodas e manutenção dos projetos da ADD.

Informações sobre a ADD e seus projetos podem ser obtidas pelo site www.add.org.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TERCEIRO SETOR"Índice das publicações sobre "TERCEIRO SETOR"
25/04/2012 - 18h11 O blablablá da sustentabilidade no BB
01/01/2011 - 12h01 LBV: 61 anos de dedicação ao próximo
21/07/2010 - 17h04 Bom exemplo é multiplicador
03/10/2009 - 18h12 Ozanam e o empreendedorismo social
11/04/2009 - 13h11 Lei das OSCIPS comemora dez anos
15/02/2009 - 18h09 SOS Praias conscientiza e agita o verão em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.