19/08/2025  09h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Fátima Souza
12/06/2013 - 09h00
O que está escrito por Deus ninguém rabisca
 
 

No tempo ruim Seu Manuel não descia sua canoa pro mar. Restava-lhe olhar da janela da casa as condições de navegação. Uma vez que a maresia ou o mar grosso como chamava abocanhava todo o jundu da praia.

O velho pescador dizia sempre:

- Isso aí é o mar fazendo uma faxina. Ele está devolvendo tudo que não lhe pertence pra terra. Pode esperar que assim que amansar essa força de água, o Canto Bravo vai estar lotado de tudo que é coisa.

Dito e feito. Quando o mar acalmou, Seu Manuel correu pra praia pra fazer um levantamento das condições de trabalho. Uma vez que seus suplementos caseiros já haviam se esgotado. Faltava tudo. Culpa da maresia.

Já na praia avistou a criançada que revirava o acervo trazido pelo mar.

Uma farra. Era boneca sem perna e sem cabeça. Carrinho de plástico desbotado, com rodinhas e sem rodinhas. Soldadinhos de plástico. Bola de capotão murcha. Mas para aquelas crianças que nada tinham era como achar uma canastra de pura fantasia infantil. Era só aguçar a imaginação que aqueles brinquedos ficavam perfeitos. Exoticamente perfeitos.

- Dá até graça. - Dizia Seu Manuel.

- Que coisa festosa, essas crianças, parecem até um cardume de panaguaiú na guanxuma!

Assim era o dia na praia do Felix onde um desses meninos nasceu. Outro divertimento desse menino era se empapuçar de laranja mixirica e competir no campeonato de cuspida de caroço. Dependendo de onde voasse o caroço, era de lá que viria sua noiva. Não sei porque ele proclamava a quatro ventos que a sua seria do Itaguá. Sempre a sua semente da laranja era arremessada para lá.

Logo cedo a vida exigiu desse menino. Com quatorze anos fez sua primeira viagem redonda. Um estágio de um ano num barco de pesca traineira. Aprendeu a tirar de letra as tempestades de frio, de vento e de mar grande. Formou-se na universidade da coragem. Com direito a um amor em cada porto. Com o dever de ter calma necessária para resolver problemas. Ganhou inteligência e sensibilidade no tratamento com seu próximo.

Seu Manuel dizia que é o mar que forma homens destemidos e de caráter.

Religioso, tem Deus como seu mestre e o Palmeiras como paixão.

A vida difícil na infância, a falta de bens materiais não o tirou do caminho do bem. Mas forjou a valorização de cada coisa conseguida com dificuldade.

Hoje, mestre pescador, em seu meio século de vida, é amigo de verdade dos amigos, é irmão de verdade dos irmãos, trabalhador destemido, feliz, alegre, festeiro, companheiro, amante, conciliador e poeta.

Do Felix para minha vida, esse menino trouxe a certeza que era eu a escolhida desde sempre. Afinal, sou do Itaguá.

Como diria Seu Manuel:

- O que está escrito por Deus, ninguém rabisca!

Neste Dia dos Namorados, feliz aniversário, Amor!


Nota do Editor: Fátima Aparecida Carlos de Souza Barbosa dos Santos, ou simplesmente Fátima de Souza, é, sem dúvida, a primeira caiçara da sua geração a escrever sobre temas do cotidiano local. É autora de Arrelá Ubatuba.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "FáTIMA SOUZA"Índice da coluna "Fátima Souza"
23/12/2019 - 09h23 Bolo mágico
29/08/2018 - 06h56 Vestido azul piscina
24/08/2018 - 06h18 Tsunami
03/02/2017 - 06h56 Sanapismo
16/09/2016 - 05h43 Viva capela Nossa Senhora das Dores do Itaguá!
28/10/2015 - 09h00 Abenção, Ubatuba!
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.