19/04/2021  21h49
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Evely Reyes
15/06/2015 - 08h01
Audiência pública, quarta-feira (17), em Ubatuba
 
 

Dizem alguns filósofos e apaixonados por cães que eles são o nosso verdadeiro elo com o paraíso, pois não conhecem o mal, a inveja ou o descontentamento. Os amantes de gatos acrescentam que os felinos domésticos por vezes não são compreendidos, mas que são como anjos a tirar a energia negativa dos seres humanos.

Nenhum é melhor ou pior que o outro, apenas as personalidades são diferentes, mas é certo que ambos só trazem benefícios a quem os têm em sua companhia, tanto de ordem emocional como em relação à saúde, por isso merecem nosso respeito e dedicação.

Pesquisadores de universidades da Inglaterra e Austrália dizem que tutores de cães e gatos além de irem raramente ao médico, ingerem menos remédios e se hospitalizados, recebem alta em média dois dias antes que os demais.

As crianças criadas com animais reduzem pela metade as possibilidades de contraírem relações alérgicas à poeira e fungos e se tornam adultos menos egoístas e agressivos.

A depressão e o isolamento social também são afastados com a presença destes peludos e a produção de ocitocina que é conhecida como o hormônio do amor tende a aumentar proporcionando inclusive a diminuição de discórdias entre as pessoas que, além disso, passam também a liberar mais endorfina, dopamina e outros hormônios que são responsáveis pela redução da ansiedade.

O mais interessante de tudo é que estar acompanhado de um cão na caminhada facilita novas amizades e aproximações.

Veja só quantos itens positivos podem ser elencados para a vida dos seres humanos que são tutores de animais! Por isso é importante que eles também recebam os cuidados necessários para uma vida digna, que estejam saudáveis, bem alimentados, vacinados e principalmente castrados.

A castração é um ato de amor e inviabiliza muitas vezes que fêmeas caninas e felinas sejam largadas ao acaso ou mesmo suas ninhadas que não são desejadas. 

Em hipótese alguma animais podem ser abandonados, pois é um ato criminoso, irresponsável e desumano. Ao invés de abandonar exija do Prefeito, senhor Mauricio Moromizato, a retomada das castrações que antes aconteciam na cidade.

O controle populacional de cães e gatos é uma das obrigações das prefeituras que estão preocupadas em zelar pela saúde pública; a falta de poder aquisitivo de grande parte da população ou o desconhecimento dos benefícios das cirurgias de esterilização podem ser motivos para que doenças proliferem e é em razão disso que o governante de uma cidade necessita desenvolver programas para que seus eleitores estejam cientes da importância de tal prática.

NO PRÓXIMO DIA 17, QUARTA-FEIRA, haverá uma AUDIÊNCIA PÚBLICA na CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA que terá como tema a SUSPENSÃO DAS CASTRAÇÕES POR PARTE DA PREFEITURA MUNICIPAL. Terá início ÀS 18H30 e é um assunto que merece ser discutido por líderes comunitários, pelos representantes das instituições do comércio, de ensino e por toda a sociedade.

Se você ama seu animal, ou se mesmo não tendo bichos em sua companhia está preocupado com aqueles abandonados pelas ruas, praias e estradas, é fundamental seu comparecimento para que os órgãos competentes se conscientizem de que está interessado no retorno das campanhas de controle populacional por parte da Prefeitura. Ela tem esse dever diante da comunidade.

Não falte, pois a saúde pública vai ficar em perigo, o meio ambiente será contaminado e o turismo pode ser afetado se as cirurgias não voltarem a acontecer e você precisa fazer a sua parte.

Contamos com sua presença!


Nota do Editor: Evely Reyes Prado, reyesevely@yahoo.com.br, paulistana, formada em Direito pela PUC-SP, morou em Ubatuba por vinte anos, onde aposentou-se pelo Tribunal de Justiça - SP e foi integrante da APAUBA - Associação Protetora dos Animais de Ubatuba. É autora de contos em Antologias diversas, e dos livros “Tudo Tem Seu Tempo Certo” e “Do Um ao Treze”, encontrados através do site www.scortecci.com.br.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
19/04/2021 - 06h28 Poda de árvores em Ubatuba
18/04/2021 - 06h18 Plataforma sobre convênios com o terceiro setor
16/04/2021 - 06h20 Fiscalização atua conforme legislação vigente
13/04/2021 - 06h40 E nas areias de Ubatuba... (CCCLXI)
08/04/2021 - 06h04 Inspeção de rede elétrica em Ubatuba
06/04/2021 - 06h28 E nas areias de Ubatuba... (CCCLX)
ÚLTIMAS DA COLUNA "EVELY REYES"Índice da coluna "Evely Reyes"
13/06/2018 - 08h13 Chocolate: mais um cão abandonado em SP
21/04/2018 - 07h52 Prefeitura promete castração e muito mais
28/01/2018 - 07h42 Gestão consciente 1 X Crueldade 0
23/12/2017 - 08h39 Bem-vindo o Castramóvel
06/12/2017 - 06h38 Um ilustre ubatubense de coração
18/11/2017 - 08h21 Jantar beneficente no Restaurante Papagalli
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.