13/09/2025  22h58
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
14/12/2005 - 11h36
Lamentável
Claudinei Salgado
 

O crescimento desordenado de nosso município, trouxe consigo sérios problemas.

Negar a queda da qualidade de vida, falta de infra-estrutura básica, crescimento de áreas de risco, redução qualitativa de nosso turismo, queda de balneabilidade de nossas praias, aparecimento de favelas, invasão a margens de rios, aumento da violência, entre outros , é sem dúvida alguma ignorância. Cobrar soluções imediatas significa desconhecer os fatos.

Ubatuba hoje, dá seu primeiro grande passo rumo a ordenação de crescimento. O projeto de Congelamento de Núcleos Habitacionais Irregulares, tende a interromper o processo imigratório incentivado pela facilidade de aquisição de áreas irregulares e de baixo custo (muitas vezes apenas invadidas), somados a falta de fiscalização adequada. De cunho Social: pois prevê em seu contesto, remoção de famílias que vivem de forma sub humanas, para locais com a infra-estrutura necessária; Ambiental: Uma vez que impede novas construções em áreas de preservação ambiental, além de prever redução das ocupações em beira de rios; Econômico: na sua forma mais ampla, pois a melhoria da qualidade de vida prevista pelo projeto, reduz gastos públicos a exemplo da saúde, além de melhorar a alto estima, tornando cidadãos profissionais mais envolvidos com seus empregadores. A grande maioria das casas congeladas são passíveis de regularização, o que além de valorizar os imóveis, gera mais arrecadação para os cofres públicos. O equilíbrio buscado entre o Social, Ambiental e Econômico gera sustentabilidade para um sistema que viabiliza a existência humana, além de contribuir para a qualidade esperada por um público externo (o Turista) o que, sem dúvida, aqueceria a economia interna, atendendo assim as necessidades empresariais e a geração de renda para a população.

Reduzir todo esse trabalho a um caráter "sócio-ambientalista-preservacionista-de-araque", como faz o texto Só Ele dá o frio, conforme o cobertor, publicado na imprensa virtual nessa semana, é lamentável, pois mostra o despreparo e a falta de conhecimento de críticos de um projeto que congela áreas irregulares, e não famílias como aduz o texto.


Nota do Editor: Claudinei Salgado é coordenador do Projeto de Congelamento de Núcleos Habitacionais Irregulares.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.