Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 13 - Ubatuba, 18 de Outubro de 1998
Próxima Página
· HISTÓRIAS CAIÇARAS V

   A Vingança do Jango
    João Claro da Rocha - "Rochinha"
    Texto adaptado por EASN
    articulista@ubaweb.com

Certa noite de muito frio, lá pela década de vinte, os senhores Jango Teixeira e Chico Brás foram pescar tainha no Rio Grande, nas imediações da Rua Hans Staden. À certa altura, num descuido do Chico, a canoa virou e os dois caíram nas água geladas do rio que, naquele tempo, tinha suas águas límpidas e cristalinas. Mesmo assim, Jango ficou p da vida, crente de que o amigo Chico havia lhe feito uma sacanagem e pensou com seus botões: "Vou me vingar!..."
Passados uns dez dias, Jango convidou novamente o amigo para uma nova pescaria. Disse-lhe que havia encontrado um cardume de tainhas e de robalos e que daquela vez iriam pescar com bombas. O Jango Teixeira sabia fabricar foguetes de todos os tipos, bombas, busca-pés e outros artefatos semelhantes, que eram usados em eventos religiosos e culturais da cidade e pelos quais ficou conhecido em toda a Ubatuba. Sem contar que é avô de uma famoso compositor da MPB, o Renato Teixeira.
Na noite marcada para a pescaria, a temperatura havia caído muito, talvez uma das noites mais frias do ano. Uma noite propícia para a vingança... Não esqueceu de recomendar ao Chico que levasse roupa para enfrentar o frio. Preparada a canoa, com remo, cuia e o balaio, acomodado num canto da embarcação o lanche, que consistia de farinha de mandioca e algumas bananas maduras, lá se foram os dois para um trecho do rio conhecido por Poço do Bambueiro.
Chegando no local, nesse trecho do rio que era bem fundo, encostaram a canoa na margem onde havia um barranco. O Jango, então, desembarcou e, lá de cima do barranco, disse ao amigo que ficasse na canoa enquanto ele iria jogar a bomba no poço. Chico, remando na canoa, afastou-se uns cinco metros da margem em que estava o Jango, o seu melhor amigo. Neste momento, o Jango, botou fogo no estopim da bomba e jogou-a propositalmente dentro da canoa. Fingindo ter errado o alvo, gritou para o Chico: "Pula, pula, pula na água, que a bomba vai explodir!" O companheiro não pensou duas vezes e tiabau! Glub... glub... glub... Subiu à superfície e nadou até à margem. Encharcado e tremendo de frio, viu acabar-se o pavio e nada da bomba explodir. "Não é possível!... Será que esqueci de colocar o explosivo na bandida dessa droga? Meu amigo, me desculpe, mas não vamos mais continuar a pescaria por hoje. Vamos deixar para outro dia..." Jango estava vingado e o coitado do Chico Brás, sem se dar conta de que tudo não passara de uma vingança, de uma malvadeza do seu melhor amigo, respondeu: "Errar é humano. Amanhã vamos pescar essas malvadas tainhas." Na noite seguinte, os dois estavam lá, no mesmo local, como se nada houvesse acontecido. Jango não perdoou o amigo, mas a amizade continuou até que a morte veio e os separaram.Fim do texto.


ROLDÃO LOPES DE BARROS
&
ADVOGADOS ASSOCIADOS

http://www.psi.com.br/~roldao
· Hidroginástica
    Mônica Alix da Silva - prof. de Educação Física
    articulista@ubaweb.com


A hidroginástica é uma atividade física bastante difundida hoje no Brasil, mas você sabe o que é? Quais os trabalhos físicos que ela proporciona?
Antes de tudo, a hidroginástica é uma ginástica como outra qualquer, isto é, trabalha os músculos fazendo um condicionamento geral no corpo. Só que suas particularidades podem ser consideradas vantagens sobre outras modalidades de ginástica.
Começando pelo impacto nas articulações, que é bastante reduzido, cerca de 90% menos (você sabia que o impacto contínuo nas articulações como ombros, joelhos, tornozelos etc., com o passar do tempo lesiona tendões e ligamentos de forma comprometedora? Isso sem falar na coluna vertebral.).
Outra vantagem, diz respeito a circulação sangüínea, pois no dia-a-dia temos a força da gravidade atuando sobre o nosso corpo. Mas qual a importância disso? Se pensarmos que as varizes são decorrentes da má circulação, pois quando ficamos em pé, acumulamos uma grande quantidade do nosso sangue em nossos membros inferiores pôr causa da força da gravidade, a circulação de retorno fica prejudicada. Estando dentro d'água nosso corpo sofre a ação da pressão da água gerando uma força de empuxo que impulsiona o sangue para cima, auxiliando poderosamente na circulação de retorno.
Uma das particularidades da hidroginástica é que ela faz um trabalho completo em todo o corpo, pois são incluídos exercícios aeróbicos (cardio-respitatórios) e anaeróbicos, de flexibilidade, de força muscular e de resistência; tudo isso através do uso de uma infinidade de aparelhos e uma diversidade de movimentos que habitualmente são usados em aula sem levar o corpo a exaustão.
Mais uma particularidade, é o relaxamento geral causado pela água, isto quer dizer que, após uma aula de hidroginástica você não sentirá os seus músculos doloridos no dia seguinte, desde que os exercícios sejam praticados corretamente, pois ao mesmo tempo em que você trabalha seus músculos, você também os relaxa pôr causa da pressão e resistência da água, que realiza uma verdadeira massagem em todo seu corpo.
Falar dos vários benefícios poderia levar muito tempo, pois só quem pratica sabe que além de combater efetivamente celulite, varizes e flacidez, realizar um condicionamento físico e uma definição dos músculos firmando o tônus muscular, e ao mesmo tempo relaxar dentro d'água após um dia cansativo de trabalho é que pode atestar os benefícios da hidroginástica.
Mas quem pode praticar? Todo mundo. Homens e mulheres, adolescentes (a partir dos 12 anos), idosos, pessoas com excesso de peso, gestantes, sedentários e atletas. Você sempre irá encontrar dentro de uma aula de hidroginástica esta heterogeneidade de alunos, pois como se trabalha com a água, cada um vai definir sua intensidade nos exercícios tanto locais, como aeróbicos. Os portadores de desvios posturais ou de alguma patologia (hipertensão arterial, por exemplo) também encontram na água um meio seguro para praticarem atividades físicas.
Sempre, é lógico, antes de iniciar qualquer atividade física, recorrer a uma avaliação médica completa.
Enfim, todas as pessoas que quiserem algo melhor tanto para seu corpo, como para sua mente podem praticar a hidroginástica.Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 1 - Nº 13 - Ubatuba, 18 de Outubro de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.