· O esporte salva!
Ralph Luiz de Carvalho Solera Soares
rsolera@ubaweb.com
http://members.xoom.com/rsolera
O exemplo poderia ser dado considerando-se praticamente todas as cidades, mas vamos colocá-lo apenas no âmbito de Ubatuba. As escolinhas de surf, vôlei, basquete e futebol não devem ser encaradas apenas como uma atividade a mais do dia-a-dia das crianças, e sim como uma opção de vida saudável e melhor.
Muitos pais não percebem que colocando os filhos em atividades esportivas como estas, podem estar contribuindo em muito para que eles tenham uma vida melhor, longe das drogas, dos vícios e das más companhias. Não é verdade, entretanto, que o simples fato de colocar o filho na escolinha de vôlei vai afastá-lo dos traficantes, mas é um passo largo em direção à conscientização dele, que é o fator decisivo na hora de recusar uma oferta de traficantes ou outros tipos de más influências.
Participando de uma atividade esportiva rotineira, a criança começa a desenvolver um senso crítico e uma responsabilidade para com seus times, equipes ou comissões técnicas. Começa assim a saber quais são as atitudes corretas e quando deve tomá-las.
Os professores são peças fundamentais no desenvolvimento das crianças, e não é diferente com o professor de esportes nas escolinhas. Além de serem vistos como ídolos, eles passam a ser os "segundos-pais" da criança, desempenhando importante papel na sua formação. Por isso, é importante também que os pais verifiquem pessoalmente o comportamento dos técnicos, para saberem se são pessoas confiáveis e de bom caráter. Em Ubatuba, além de bons profissionais, a maioria dos nossos técnicos esportivos são reconhecidos como pessoas idôneas, corretas e confiáveis.
Por esses motivos e outros ainda que poderiam ser citados (como o fato de que enquanto estiver em uma quadra treinando ou no mar surfando, seu filho estará longe da televisão ou das ruas), matricule-o em uma escolinha de esporte. Temos grandes professores de basquete, vôlei, natação, futebol, tênis, tênis-de-mesa, judô, caratê e, claro, surf (entre outros). A prefeitura também faz a sua parte com as escolas públicas de basquete, vôlei, futebol e natação. 
|