Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 14 - Ubatuba, 15 de Novembro de 1998
Próxima Página
Mergulho

· Vamos mergulhar!
    Paulo Moraes
    gaia@ubaweb.com

Foto: © Pedro Paulo Orabona

O verão está chegando e é hora de curtir as praias de seu litoral, conhecer novos locais, pessoas, passear de barco e quem sabe, se você realmente gosta do mar, vai gostar também de mergulhar e fazer um curso de mergulho.
O mergulho foi tido como um esporte da elite na década passada, mas atualmente ele é acessível a todos que queiram praticá-lo, a partir de 12 anos, desde que não tenham problemas respiratórios, cardíacos, epilépticos e similares. Atualmente a grande maioria dos deficientes físicos estão aderindo ao esporte. Do ponto de vista da prática do mergulho em si, não é preciso dizer nada, as próprias imagens mostradas na TV e filmes dizem tudo.
Você pode iniciar praticando o snorkeling (de máscara, nadadeira e snorkel) ficando na água e mergulhando em intervalos de um minuto para ver algo no fundo. É assim que a maioria começa a gostar do esporte. Para isso, se você quiser, não precisa nem comprar os equipamentos que são chamados de básicos (máscara, nadadeira e snorkel), atualmente a maioria das escolas e operadoras de mergulho alugam o kit para que você possa experimentar as maravilhas do mar.
Para você que nunca fez o snorkeling fique sabendo que não é difícil praticá-lo. Não é necessário fazer um curso para esta modalidade. Qualquer escola ou operadora terá enorme satisfação em orientá-lo. Não fique envergonhado em dizer que você nunca praticou, pois todos tiveram um começo e é muito importante que você diga que está iniciando, pois vai descobrir dicas que vão te ajudar a praticá-lo com mais segurança.
O segundo passo é você fazer um discovery scuba. Consiste na prática do mergulho onde se utiliza além do equipamento básico, o cilindro, colete equilibrador, regulador (para controlar o fluxo de ar entre você e o cilindro de ar comprimido), roupa de neoprene e cinto de lastro com a quantidade de lastro para se manter equilibrado embaixo da água. Você desce acompanhado por um monitor credenciado (dive master ou instructor) a uma profundidade que pode variar entre 5 a 10 metros, dependendo do local do mergulho, e fica de 30 a 40 minutos ao lado do monitor onde você verá mais de perto a fauna e flora marinha. Essa atividade é autorizada por todas as credenciadoras mundiais de mergulho e é justamente aí que você começa a se apaixonar pelo esporte.
Aula na piscina - Foto: © Pedro Paulo Orabona
A partir daí você poderá fazer um curso básico em qualquer escola credenciada. O curso tem a duração média de 1 semana ou intensivo em um final de semana, com teoria dada com apostila, slides ou retroprojetor e aulas práticas em piscina. Após isso, você sairá duas vezes de barco ou lancha para as ilhas de sua região em 4 mergulhos no mar, onde praticará os exercícios aprendidos nas aulas de piscina, conhecerá melhor o fundo do mar e estará apto para a atividade recebendo credenciamento internacional e podendo mergulhar a profundidade máxima de 40 metros em qualquer parte do planeta.
Existe ainda uma série de cursos de aperfeiçoamento que você poderá fazer após uma quantidade de mergulhos já praticados na modalidade básica. São eles: avançado, rescue, dive master, instructor, foto sub, mergulho em cavernas etc.
Para toda a prática do mergulho você sempre vai encontrar uma escola ou operadora de mergulho na região que fornecerá o equipamento necessário, embarcação e locais de mergulho para que você continue a praticá-lo, conhecendo novas regiões, fazendo novas amizades e diminuindo o stress do dia-a-dia.
Conserve sua credencial sempre com você. Ela é a sua identidade no esporte e sem ela com certeza você não será autorizado(a) a praticá-lo(a), no Brasil ou qualquer parte do mundo.
Bons mergulhos, águas claras e parabéns pela escolha deste esporte.Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 14 - Ubatuba, 15 de Novembro de 1998
Próxima Página
Copyright © 1997-1998, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.