· Esporte para os turistas
Ralph Luiz de Carvalho Solera Soares
rsolera@ubaweb.com
http://members.xoom.com/rsolera
A temporada está aí e agora vamos ver como a prefeitura se preparou para receber os turistas que todos os anos testam sua paciência ao saírem de seus lares e virem para nossa "Capital do Surf" sofrer com as picadas de borrachudos, a falta de água, os intermináveis congestionamentos e a péssima infra-estrutura reservada ao turismo. E isso porquê Ubatuba é uma cidade turística!
Deixando de lado os problemas de urbanização, falemos dos problemas esportivos. Já a alguns anos que cidades como Santos, Guarujá e até nossa vizinha Caraguatatuba, para citar apenas algumas mais próximas, se preparam para a temporada e recebem os turistas com um leque de opções de lazer como palanques de ginástica nas praias, quadras de vôlei, futevôlei e futebol de areia. Muitas realizam campeonatos para interagir os locais com os turistas e conseguem, no mínimo, a aprovação destes últimos.
E Ubatuba? Às vezes um palanque na Praia Grande para o pessoal fazer ginástica, um campeonatozinho de futebol de praia e olhe lá! Considerando a extensão do nosso município e a quantidade de praias, poderíamos oferecer muito mais. Os custos seriam baixíssimos se aproveitados os recursos oferecidos pela própria natureza. Por exemplo: poderiam ser realizados campeonatos de surf apenas para turistas, com prêmios como passagens em passeios de escuna ou ski banana. Se um rapaz ganha um torneio desses e recebe como prêmio uma passagem de passeio de escuna, pode acabar levando a namorada ou algum amigo, sem contar que provavelmente consumiria a bordo. Se é realizado um campeonato de futebol de areia na praia, com certeza os donos de quiosques aumentarão o faturamento e assim por diante. É assim que funciona nas outras cidades e é assim que deveria funcionar aqui. Existem, é verdade, alguns eventos, mas são muito tímidos levando-se em conta o potencial que nossa cidade oferece.
|
|
Existem cidades que têm uma programação de emergência até para dias de chuva! Pensando-se nisso, poderíamos usar o Tubão para algum tipo de atividade indoor nos dias em que a chuva afaste o pessoal das praias, ou até poderia se pensar em algo pago. Se não acreditam que os turistas gastariam dinheiro com algo assim, pense que uma grande parcela deles aluga filmes quando chove. Ou seja: imagine agora no Tubão muitas pessoas que pagaram R$ 2,00 cada para participarem de um torneio de truco num dia de chuva. O prêmio? Umas entradas grátis no Aquário de Ubatuba. Um dos vencedores é um pai de família que resolve levar a esposa e os filhos para o passeio no Aquário. A prefeitura arrecadou alguma coisa com o torneio, só para não dizer que teve prejuízo, o Aquário faturou, mesmo cedendo as entradas e os turistas se divertiram.
Não está sendo pedido que a prefeitura abra o Tubão na temporada e faça um campeonato de truco, está-se apenas apontando alternativas e mostrando o que alguns municípios fazem que nós não fazemos. E dá certo. 
|