Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 19 - Ubatuba, 18 de Abril de 1999
Próxima Página
Esporte
· Capoeira
  Arte marcial brasileira difundida em Ubatuba

    Ralph Luiz de Carvalho Solera Soares
    rsolera@ubaweb.com
    http://members.xoom.com/rsolera

Ubatuba pode ser considerado um ótimo local para a prática de artes marciais. Além de possuir academias das tradicionais modalidades Caratê, Kung-Fu e Judô (entre outras), tem também uma boa estrutura para a prática da Capoeira.

Apesar de ser um esporte genuinamente brasileiro, a Capoeira desperta muitas dúvidas nas pessoas, especialmente por ser uma modalidade bastante peculiar, que combina dança com jogo e luta. Na verdade, existem dois estilos diferentes de se praticar a Capoeira: um deles é a Capoeira Angola, mais folclórica e religiosa, de caráter mais tradicional. O outro estilo, ensinado em três das quatro academias de Ubatuba, é a chamada Capoeira Regional, de cunho mais esportivo, considerada arte marcial.

Mestre Bimba - Criador da Capoeira Regional
Segundo Olavo Alves da Silva Júnior, vulgo "Mestre Preguiça", do Grupo Unidos da Liberdade, a Capoeira Regional é derivada da Capoeira Angola. Mestre Preguiça conta que na década de 30, Manoel dos Reis Machado (1899 - 1974), conhecido como "Mestre Bimba", foi quem criou a Regional, adaptando a antiga Capoeira Angola, mesclando-a com outras artes marciais e incorporando novos golpes e movimentos, deixando-a mais rápida, ágil e capacitada para autodefesa. Nessa época, Mestre Bimba pretendia difundir a Capoeira, tornando mais didática a maneira de se passar os segredos desse esporte para outras pessoas. Surgia assim a primeira academia da Capoeira do Brasil.
Em Ubatuba, a Capoeira é ensinada em quatro academias, onde se pode aprender os dois estilos (Regional e Angola), desenvolver o corpo de maneira saudável, fazer amizades e, porquê não, dar os primeiros passos para seguir carreira numa modalidade que tem crescido seguidamente nos últimos anos, não só em Ubatuba, mas no Brasil inteiro, tendo sido até exportada para outros países.

Outra peculiaridade deste esporte tão envolvente, é o fato de todos os praticantes terem seus pseudônimos, ou apelidos, apontados pelos colegas de prática, que são mantidos enquanto a pessoa continuar na Capoeira. Assim sendo, além de "Mestre Preguiça", encontramos os lutadores "Quadrado", "Guaitica", "Magrão", "Pestana", "Onça Branca" e outros.

A Capoeira ensinada pelo Mestre Preguiça (cordão branco - 12º estágio) no Grupo Unidos da Liberdade é apresentada todos os Sábados, a partir das 20:30 horas, na calçada em frente à Câmara Municipal. É a chamada Roda de Capoeira, onde os lutadores exibem sua técnica para o público, ao som das músicas características.
 
Grupo Unidos da Liberdade
 
De acordo com o aluno formado Sérgio de Carvalho Fraga, vulgo "Onça Branca", o Mestre Preguiça é a maior autoridade no esporte em Ubatuba, sendo filiado à Federação Paulista de Capoeira, assim como sua academia, a Grupo Unidos da Liberdade, localizada na Rua Paranaense, 261 - Sala 5, Estufa 1 - fone: 974-2878.Fim do texto.
  Página Anterior Página Inicial
Ano 2 - Nº 19 - Ubatuba, 18 de Abril de 1999
Próxima Página
Copyright © 1997-1999, UbaWeb. Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução do conteúdo desta página, desde que mencionada a fonte.