13/09/2025  09h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Televisão
20/06/2006 - 11h03
Livro de comunicação vira série de televisão
Ana Paula Alencar
 

O programa Salto para o Futuro, da TV Escola, iniciou a produção da série "Televisão: Gêneros e Linguagens", que será exibida de 26 a 30 de junho, às 19h. Os produtores do programa se basearam na obra Gêneros e formatos na televisão brasileira, do jornalista e professor José Carlos Aronchi. Publicado pela Summus Editorial em 2003, o livro tornou-se referência por apresentar as características de 37 gêneros e 31 formatos distribuídos em cinco categorias de programas. É o primeiro livro publicado no Brasil sobre o tema e também um dos poucos da literatura internacional sobre técnicas de desenvolvimento de formatos para tv.

A série será apresentada em cinco programas, com uma hora de duração. Todos os temas abordados pelo livro serão destacados: entretenimento, informação, programação educativa, publicidade e perspectivas da programação da televisão. O objetivo é estimular o debate entre os professores de ensino fundamental e médio sobre o processo de formatação e produção dos programas de TV. Também vai fomentar o debate sobre a necessidade de descentralização do eixo de produção, que atualmente se concentra em apenas uma região do país.

O Salto para o Futuro é um programa de Educação a Distância realizado pela TV Escola (canal educativo do Ministério da Educação) e produzido pela TVE Brasil, que tem como proposta a formação continuada e aperfeiçoamento de docentes, bem como de alunos dos cursos de magistério. Em média, 200 mil professores, de diferentes estados e municípios, assistem ao programa.

O programa televisivo vai ao ar ao vivo, utilizando canais de interatividade via Embratel, telefone, fax e e-mail, além do espaço destinado à participação com recepção organizada em tele-salas, sob supervisão das Secretarias de Educação. Há também um site com material de apoio impresso e mecanismos de avaliação. Mais informações pelo site www.tvebrasil.com.br/salto. Um dia depois da estréia, haverá reprise às 11h e às 15h pela TV Escola e às 9h pela TVE (NBR/NET, DirecTV, SKY e Tecsat). Outras emissoras também exibirão um compacto do programa por meio do convênio MEC/ABERT.

Gêneros e formatos na televisão brasileira

O livro Gêneros e formatos na televisão brasileira é fruto da dissertação de mestrado defendida na Universidade Metodista pelo sócio e ex-diretor da Intercom, José Carlos Aronchi, consultor da série. O trabalho foi orientado pela professora Anamaria Fadul, em 1997. A tese de doutorado do autor, defendida na ECA/USP, gerou seu outro livro Seja o primeiro a saber - a CNN e a globalização da informação, publicado em 2004 pela Summus Editorial.

Indicado para estudantes, jornalistas, diretores de mídia e apaixonados pela televisão, o livro aborda, com linguagem clara e exemplos atuais, pontos práticos para a produção de um programa. "O desenvolvimento de um programa passa por questões conceituais que levam ao sucesso da produção. Um programa de TV bem planejado, que consegue trabalhar com elementos técnicos e de produção de maneira competente e objetiva, conquista a audiência pela criatividade e qualidade", diz o autor.

No livro, Aronchi comenta cada um dos 37 gêneros classificados. "Existem diferenças sutis entre um programa informativo do gênero entrevista e um programa de entretenimento com entrevista no formato talk show", afirma. Essas diferenças, segundo o autor, devem ser cuidadosamente trabalhadas pelos produtores e diretores para não confundir o público sobre os objetivos do programa. "O telespectador que gosta de um determinado programa vai notar qualquer desvio na formatação. É dessa forma que os programas começam a perder audiência."

Para fornecer aos profissionais de televisão uma visão teórica sobre o desenvolvimento de uma programação, os vários gêneros dos programas da televisão brasileira foram identificados seguindo a classificação das próprias emissoras. Já os formatos dos programas foram analisados de acordo com as características técnicas que acompanham cada gênero.

A organização dos conceitos sobre a televisão, diz o autor, visa contribuir com o desenvolvimento do veículo de comunicação de massa mais influente e cada vez mais presente na vida do brasileiro. No livro, o leitor verá retratada uma época da TV brasileira em fase de mudança significativa, de 1994 a 2003. Exemplos como o declínio da TV Cultura em razão da forte crise financeira; as conquistas do SBT, que em alguns momentos conseguiu ultrapassar a concorrente Globo com programas populares; e a Bandeirantes, que abandonou o slogan "o canal do esporte" para investir em outros gêneros, fazem parte da obra.

Livro: Gêneros e formatos na televisão brasileira
Autor: José Carlos Aronchi de Souza
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 35,90
Páginas: 200

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "TELEVISÃO"Índice das publicações sobre "TELEVISÃO"
18/08/2015 - 19h00 Sentimentos de ódio e rancor em Babilônia
08/05/2015 - 16h00 Babilônia: a obsessão destrutiva de Inês
24/03/2015 - 18h02 Beatriz e Inês são movidas pela ganância e ambição
18/03/2015 - 18h00 O comendador de Império: um herói com fim trágico
31/01/2014 - 10h00 Amor à vida: uma reviravolta triunfal e inesperada
10/01/2013 - 18h02 TV Brasil lança nova temporada de Expedições
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.