08/09/2025  06h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Patrícia Ziomkowski
06/02/2008 - 06h14
Deixa eu ver?
 
 

As câmeras digitais chegaram no mercado há pouco tempo e trouxeram uma frase muito ouvida por aí: "Deixa eu ver?". Excluindo-se pessoas com um caráter narcisista, que tiram milhões de fotos de si mesmas na frente do espelho, o restante da população, que pede para ser fotografado, ainda diz essa frase após o flash. Maior prova de que o ser humano é realmente curioso.

Tempos atrás, tirar foto não era tão comum - pelo menos para mim. Tirávamos quando havia uma comemoração, ou para registrar algum momento da vida. Numa visão bem romântica, tínhamos o objetivo de tentar eternizá-lo, mesmo que em um papel brilhante que tem suas limitações, podendo não ser tão durável. Além disso, esperávamos o filme fotográfico ficar completo, ou seja, com o número máximo de fotos possíveis, para poder levar para revelar.

Hoje falamos em apagar uma foto, anos atrás o termo era outro, meio grosseiro, diga-se de passagem. Depois da revelação, rasgávamos o que não nos agradava. Às vezes, o ato de rasgar nos dava prazer, era o fim daquele sorriso estranho, daquela cara de sono e da roupa ridícula. Outras, porém, nem tanto. Imagina viajar para um lugar maravilhoso e quando regressar for retirar as fotos e ter uma surpresa muito desagradável. A queima de filme ou o próprio desfocado eram comuns, no entanto, o último irrita até hoje.

Atualmente, foto não precisa ser boa ou normal. Deve ser perfeita e, se não for, programas como editores de imagens podem resolver o problema ou fazer um efeito adicional. Nosso nível de exigência quanto à fotografia cresceu - e não foi pouco. Quem nunca falou, quer dizer, gritou um "apaga" na vida? Só se for muito fotogênico, sendo que, mesmo assim, é difícil. Não podemos colocar qualquer foto no Orkut ou no MSN, afinal, o mundo virtual é a nossa vitrine. Câmeras digitais facilitaram a vida: criar uma pasta com fotos no computador é menos trabalhoso do que organizar um álbum, ainda mais, quando a família é grande. Segurar uma foto e poder tocar no seu material brilhoso com dedos sujos, no entanto, tem o seu valor. Assim como poder rasgá-la com uma expressão de desprezo também.


Nota do Editor: Patrícia Ziomkowski é porto-alegrense e estudante de Direito. Está dando seus primeiros passos - ou primeiros textos - como escritora. Mantém o blog "Crônicas da Patrícia" (patiziom.blogspot.com).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "PATRíCIA ZIOMKOWSKI" 
05/08/2008 - 11h36 Nossa vitrine
25/02/2008 - 10h28 Luxo por fora, lixo por dentro?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.