16/12/2019  07h42
· Guia 2019     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Rui Grilo
19/03/2013 - 14h03
Formação de cooperativa de catadores em Ubatuba
 
 

A aprovação recente do Plano Nacional de Resíduos Sólidos e a mobilização do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis trouxe condições mais favoráveis aos catadores reconhecendo a importância de sua ação para a preservação de matérias primas e para o meio ambiente tornando obrigatória a coleta seletiva e disponibilizando recursos para a implantação de propostas que garantam maior sustentabilidade e a inclusão dos catadores. Para isso foi necessário a elaboração de novas leis para superar o emaranhado jurídico e burocrático que dificultava a parceria entre o poder público e os catadores.

No entanto, essa parceria só pode ser efetivada com grupos organizados em forma de cooperativa. Para isso, a Cooperativa Central de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Grande ABC – Coopcent ABC, localizada em Diadema, conseguiu um financiamento do Governo Federal, através do Ministério de Trabalho e Emprego em parceria com a Petrobras e as prefeituras da região para desenvolver o Projeto Fortalecimento dos Catadores e Catadoras e Ampliação da Coleta Seletiva do Grande ABC.

Participei desse projeto como um dos membros da equipe responsável pela formação dos catadores devido a minha experiência com educação de adultos e por ter participado do curso de multiplicadores da Incubadora de Cooperativas da USP. Só aceitei o convite para participar porque queria aprender mais sobre a questão e adquirir experiência para uma possível aplicação aqui em Ubatuba.

Neste momento há um grupo que pretende rearticular uma cooperativa desativada e está organizando várias reuniões em diferentes bairros. Tenho alertado o grupo de que se não houver um trabalho de relações humanas para fortalecer o vínculo entre os participantes aumentando a confiança e o respeito mútuos, nenhuma cooperativa vai para a frente. É necessário um trabalho de escuta dos catadores porque são eles que possuem a experiência prática e que devem ser valorizados. É uma atividade complexa que requer planejamento e articulação entre vários setores e profissionais.

No Ipiranguinha, houve dois depoimentos muito interessantes. Um catador ressaltou a necessidade de ganhar o respeito e o apoio da população. Para isso não pode ter atitudes que contribuam para sujar ruas e avenidas provocando risco de doenças e inundações. Não pode abrir os sacos de lixo para pegar os materiais recicláveis e espalhar o lixo molhado na rua. Outro relato foi de uma catadora. Ao tentar retirar o lixo reciclável, a moradora disse para ela não mexer nos saquinhos. A catadora argumentou que com seu trabalho só estava ajudando. A mulher ameaçou chamar a polícia. A catadora falou para ela chamar e se sentou na calçada para esperar. Depois de um tempo, a moradora vendo-a sentada na calçada perguntou:

- A senhora está ainda aí?

- A senhora não disse que ia chamar a polícia? Estou esperando.

Pensando melhor, a moradora disse à catadora que poderia pegar o material reciclável e daí em diante se tornou uma grande colaboradora.

Na verdade, o catador vem exercendo uma das atividades mais importantes e com melhores resultados na questão da educação ambiental da população, o que por si só justifica o investimento que o Governo Federal e muitas prefeituras vem fazendo na articulação e apoio à formação de cooperativas de catadores.


Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor da rede pública de ensino desde 1971. Assessor e militante de Educação Popular.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
16/12/2019 - 06h37 Festival de Marchinhas Carnavalescas de Ubatuba
15/12/2019 - 06h27 Renovação da licença de feirantes em Ubatuba
14/12/2019 - 08h19 Ambulatório de Infectologia amplia atendimento
13/12/2019 - 06h47 `Guarda responsável de animais e zoonoses´
12/12/2019 - 06h56 Interdição parcial no Itaguá em Ubatuba
11/12/2019 - 05h10 Interdição na Estrada da Almada em Ubatuba
ÚLTIMAS DA COLUNA "RUI GRILO"Índice da coluna "Rui Grilo"
23/11/2017 - 06h27 Projeto de vigilância comunitária no Perequê-Açu
24/10/2017 - 06h21 Chega de cocô na praia
17/10/2017 - 07h18 Ninguém do Ipiranguinha
28/09/2017 - 06h48 Perequê-Açu, em Ubatuba, pode virar Massaguassu
18/09/2017 - 07h19 Semar constrói ilhas de calor no centro de Ubatuba
10/01/2017 - 08h04 Quando o dia chegar
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2019, UbaWeb. Direitos Reservados.