14/09/2025  20h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
28/03/2005 - 06h13
Informações decorrentes
Corsino Aliste Mezquita
 

No último comentário alertamos: "Cuidado com os abutres". Como conseqüência das recomendações do professor-técnico em aplicação das verbas da educação consignadas recebemos informações de supostas irregularidades acontecendo na Secretaria Municipal de Educação e da presença de "abutres", comodamente, encastelados em alguns dos itens lá relacionados. Segundo os informantes os "abutres" estão ativos e abusados.

Nada do que foi informado conhecia quando redigi aquelas reflexões. Apenas raciocinando como Stuart Mill: "O que os homens fazem depende do que eles pensam," complementado com: "o que pouco pensam", intuíamos uma certa desordem, na Secretaria Municipal de Educação, justamente, como conseqüência da falta de um pensamento firme e refletido e de um planejamento embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, no Sistema Municipal de Ensino e no Plano Decenal Municipal de Educação. Essa suposta falta de pensamento orientador nos levou a intuir ausência de comando com grandeza e respeito à legislação que orienta a aplicação dos recursos da educação e também à história, ao passado, às pessoas que coordenam e executam os serviços e práticas educacionais, na Secretaria e nas escolas.

Pelos fatos posteriormente ocorridos, conhecidos através de divulgações da Secretaria e de informações decorrentes dos nossos escritos, comprovamos que nossa intuição estava certa e que providências urgentes deverão ser tomadas, por quem de direito, para que o processo em curso não ocasione danos irreparáveis.

O pedido de demissão da Nutricionista e Chefe da Seção de Merenda Escolar e as motivações que ocasionaram essa decisão é um fato gravíssimo a requerer, do Exmo. Sr Prefeito, providências junto a quem motivou tão drástica atitude. A demissionária, em todos os cargos que ocupou, na Prefeitura de Ubatuba, mostrou competência técnica e administrativa, honestidade, sensibilidade, dedicação ao serviço, espírito de equipe e respeito à hierarquia. É uma grande perda. Lamentavelmente, acompanhada por pedidos de transferência e pelo descontentamento geral das equipes, da Secretaria e das escolas, subordinadas à Seção. Este descontentamento justificado também por supostas calúnias já rebatidas em "Terceirização da merenda" e "Quadras e quadros".

Na administração pública, quando se trata com recursos humanos numerosos, de formação variada e funções diversificadas, a leviandade, a língua solta e a falta de generosidade compreensão e grandeza costumam ocasionar grandes desastres.

Voltando a "Cuidado com os abutres" informaram-nos que pessoas da administração percorreram, dias atrás, as escolas que tem espaços livres adequados para construir, com dinheiro da educação, uma piscina em cada bairro. A informação procede. Foi conferida. Construir piscinas, com dinheiro da educação, para a prática de atividades esportivas, está longe de se constituir em prioridade educacional. O nosso município tem várias escolas em três períodos diurnos, só atende, precariamente, 10% (dez por cento) das crianças de seis meses a três anos e onze meses e 65% (sessenta e cinco por cento) de 04 a 06 anos. Tem um longo caminho a percorrer. Não deverá desviar-se.

Já construir um centro educacional para atender todas as crianças portadoras de necessidades especiais e dotá-lo de piscina adaptada às suas necessidades poderia ser uma opção e atenderia uma carência do município. É questão de prioridades.

Professores em desvio de função foram relacionados com nome e sobrenome. Descreveram requintes circunstanciais que, não foram absurdos, seriam hilários. Cuidado com os abutres!

Cursos dos novos educadores ambientalistas foram divulgados pela Prefeitura, via Internet, com direito a mandar pintar as casas e os telhados de verde para que fiquem integrados e disfarçados na Mata Atlântica. Cuidado!

Só registro estes fatos a título de alerta e, como cidadão, solicitando respeito à lei e boa aplicação das verbas da educação para que nada falte nas escolas, os alunos recebam materiais pedagógicos suficientes e diversificados, sejam tratados com afeto e carinho e bem alimentados. Para isso os professores e funcionários deverão receber treinamento constante e as atenções que merecem. Não nos cabem outras atitudes.

A Secretaria Municipal de Educação tem mais de 700 (setecentos) professores e funcionários efetivos que, sem medo, deverão combater os abusos, exigir eficiência e bom uso dos recursos da educação.

Existe também o Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública de Ubatuba, com mais de 1.100 (mil e cem) filiados que conhece os problemas da Educação e outros e tem o dever de exigir soluções. Esses abusos, desvios de função, gratificações, contratações desnecessárias etc. fizeram pular a Folha de Pagamento de, aproximadamente, 46% (quarenta e seis por cento) em dezembro, para mais de 50% (cinqüenta por cento) em março e impedindo qualquer reajuste de vencimentos aos que realmente trabalham e fazem a máquina da Prefeitura andar.

Cuidar-se com os abutres não é suficiente. Os dirigentes educacionais deverão seguir as diretrizes do Plano Municipal Decenal de Educação que a Comunidade de Ubatuba propôs e a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade e sem emendas, em 2003, para ser o guia da Secretaria na década da educação que se iniciou em 2004. Não é um Plano de uma pessoa ou de uma administração. O Plano é da Comunidade de Ubatuba.

Cuidemos de nossa Educação Municipal.


Nota do Editor: Corsino Aliste Mezquita, ex-secretário de Educação de Ubatuba.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.